Em novembro de 2009, no auge da disputa pela presidência do Santos com Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, Marcelo Teixeira lançou uma profecia sombria e ameaçadora sobre o futuro do clube caso um novo dirigente assumisse o cargo.
“Se cair para a segunda divisão, o Santos não terá forças para voltar para a primeira divisão como outras camisas estão fazendo, que voltaram logo em seguida. Tomara Deus que nunca caia”, afirmou Teixeira, em entrevista à Santa Cecília TV, canal de propriedade de sua família.
Quase 15 anos depois, o Santos está na Série B e cabe ao próprio Marcelo Teixeira a tarefa de reconduzir o clube à Série A, mas as atitudes do dirigente parecem tentar cumprir a profecia feita em 2009.
O Santos de Marcelo Teixeira parece viver na fase do amadorismo. Não existe qualquer tipo de invstimento em estrutura, o departamento de futebol é incompetente, não tem um executivo de futebol por “economia” e mantém Marcelo Fernandes na comissão técnica permanente para não manchar a carreira de um familiar do ex-dirigente José Paulo Fernandes. O próprio Marcelo Teixeira deu essas explicações em reunião do Comitê de Gestão.
O departamento médico carece de tecnologia e material humano, Simples lesões demoram mais do que o normal para serem curadas. Fábio Carile culpou a ausência dos atacantes Pedrinho, Julio Furch e Guilherme pelo mau momento do clube na Série B e revelou que a volta deles nos últimos jogos foi apressada pela necessidade de um time que não sabe contratar.
Não sabe contratar porque depende de indicações para o gerente ou técnico. Não existe um departamento de mercado, scouts e os analistas de desempenho estão no clube, em sua maioria, por amizado ou conveniência política.
A conta vai cair no técnico Fábio Carille, que tem uma parcela grande de responsabilidade pelo mau desempenho do time. Mas novamente a falta de profissionalismo do clube reflete na busca por un substituto. Os nomes vão de Léo Condé a Felipão, perfis completamente diferente. Falta convicção, sobre palpite.
Aliás, o que mais temos com Marcelo Teixeira são palpiteiros com acesso livre ao clube, como o filho do dirigente e seus amigos.
A Série B não é um bicho de sete cabeças. Os 12 grandes do país caíram 17 vezes desde 2006 e voltaram no ano seguinte em 14. Apenas Cruzeiro e Vasco passaram mais de um ano na Série B. Dois times com tantos problemas administrativos e financeiros que só encontraram na SAF uma alternativa para tentar voltar aos grandes momentos.
O Santos ainda não é uma SAF, embora Marcelo Teixeira trate o clube como se fosse.
Se não profissionalizar, “o Santos não terá forças para voltar para a primeira divisão como outras camisas estão fazendo”.
Testo nitidamente politico, apoiaram o Rueda o pior presidente da história do clube por três anos e agora vem com esse texto. Óbvio que a gestão merece críticas, mas quem apoiou incondicionalmente Rueda, criticar MT, não passa de mera política
O Santos é um conjunto de erros e beneficiários do time Santos sem fim . Olha os vários contratos da Base com jogadores horríveis por longos anos, quem se beneficia? Contratações absurdas como: Leandro Damião, Cueva, Morellos e aí vai… quem se beneficia. Vendas onde o time não ganha quase nada….beneficiados. Torcida Uniformizada não influencia? Time com DNA ofensivo totalmente fora do futebol moderno. Apostou num 4-3-3 onde só dois de verdade dão combate no meio de campo, sendo que um( Pituca) nem isso faz maís. Base horríveis de jogadores de toquinhos a lá gosto de empresários e torcida, que não possibilitam ser utilizados no profissional . Enfim, mudar ou tentar organizar isso não é fácil…mas poderia ser melhor.
O Marcelo Teixeira não está preocupado com o Santos, só está vendo o lado dele. Dirigir um clube de futebol é um negócio rentável. Se estivesse preocupado com o clube, não teria contratado um pé de chinelo como técnico.
Se isto está acontecendo, a coisa é mais difícil do que se imagina. Nós torcedores é que estamos sentindo na pele tudo. Se não se preocuparem agora, amanhã vai ser tarde. Vamos trabalhar e resolver para podermos sair desta situação. Os craques antigos devem estar se perguntando o que fazer. Vamos presidente vc está na direção mais uma vez. Confio no seu trabalho.
O Santos precisa usar a base e contratar jogadores que cheguem para resolver e não enrolar. Mudança na comissão técnica e criar um departamento de futebol que possa contratar bons jogadores
O Santos precisa renovar a comissão técnica , usar a base e contratar bons jogadores para as posições carentes , principalmente um meia de ligação
Esqueceu-se do Fluminense que, não só caiu para a série B, como também caiu novamente para a série C.
Santos vive do passado, só que as vitórias do passado,escondia já na época a falta de honestidade dos dirigentes,perante o clube e torcedores,os excelentes jogadores ,conquistaram tudo,essa maneira de gestão já está ultrapassada a anos ,não dá mais pra um clube grande seguir,dependendo de uma boa venda de jogadores,custear o clube,pois muitas coisas acontece e o dinheiro somente, contratações bizarras e acordadas sempre estará sendo feitas,clube precisa de uma saf urgente,porque clube que tem dono,não permite errar duas vezes ou se manter no erro,virando Saf pior não vai ficar,pois já está na pior a muitos anos sem Saf.
Lamentável tudo que foi dito infelizmente é uma verdade, não vejo com muita dor no coração o SFC de volta a elite do futebol, vejo um clube no final de sua vivência gloriosa. Será que uma saf resolveria?por qto tempo? SFC aqui jaz!!!
O Santos continua contratando jogadores em fim de carreira ou q já não estavam jogando bem em suas equipes e a base já não revela bons jogadores a situação do Santos e dramática..
É triste concordar com tudo que foi dito, o clube nas mãos de gente ultrapassada que quer viver do passado, que só faz negócios nebulosos, estranhos,( pra dizer o mínimo).Nosso futuro nas mãos dessa gente é desanimador .
SRS.tudo que está acontecendo no SFC. Era previsto desde a escolha do dono do clube que tentou comprar as instalações. O SFC SEMPRE FOI ASSALTADO por seus presidentes. O amadorismo e latente está presente até hoje. UM CLUBE BAIRISTA entregue a gangs que se aproveitam
ISSO É SFC. UM CLUBE QUE VIVE DO PASSADO PRESIDIDO POR INCOMPETENTES E CERVADO POR SANGUE SUGA QUE PRIORIZAM AMIZADES. PARENTESCOD QUE SO SE APROVEITARAM ETERNAMENTE DO CLUBE. UM CLUBE BAIRISTA SENAO VEJAMOS. QUEM É O SR GALLO ? O QUE ESTE SR OBTEVE NA CARREIRA SEJA COMO JOGADOR COMO TREINADOR OU DIRIGENTE ? ANSOLUTSMENTE NADA. UM AMADOR EM BUSCA DE SALARIO
VEJAM AS CONTRATACOED E OS PREJUISOS QUE ESTE SR. CAUSOU AO SFC
OUTRO PERSONAGEM E O SR MARCELO FERNANDES QUE FOI ACUSADO POR EX JOGADORES COMO O MAIOR DEDSGREGADOR DO CLUBE. PARA OS BAIRISTAS UMA LENDA. SAU DO SANTOS PARA SER TRENADOR E FRAVASSOU RETORNANDO PARA O SUSTENTO DA FAMILIA. OUTRO O SR ARZUL MAIS UM ENCOSTADO ULTRAPASSADO. LEMBREM SE QUD TODOS FORAM REFERENCIA DO REBAIXAMENTO DO SFC. E O PRESIDENTE OS MANTEVE POR PENA. ORA ELE QUE OS EMPREGUE NA TV DE SUA PROPRIEDADE.
AFINAL NAO SERAO OS UNICOS ENCOSTADOS TEM TANTO CRONISTA MEDIOCRES PU A SACOS QUE MAIS 3 OU 4.
O SFC É UM CLUBE DE UMA FAMILIA QUE SE APODEROU GRATUITAMENTE DO CLUBE. E JA PREPARAM A SEQUENCIA FAMILIAR. AFINAL SAF GRATUITO. E OS TROUXAS TORCEDORES E SOCIOS AINDA ELEGEM ESTA CORJA. BEM A EXEMPLO DE NOSSO PAIS . TENHO 78 ANOS JA TIVE A SORTE DE VER O SFC NAS ALTURAS PORQUE DEUS DESEJOU. POIS TODAS AS ADMINISTRACOES SEGUINTES ENRIQUECERAM AS CUSTAS DO SFC. E A TORCIDA CONTI UA SOFRENDO
LAMENTAVEL. TEMO PELO FUTURO DO MEU SFC NAS MAOS DESSES INCOMPETENTES . SE O SFC NAO EXPULSAR OS SANGUE SUGA DESDE OS PSEUDOS CONSELHEIROS PREDIDENCIA E TODOS OS AMADORES FUNCIONARIOS ENCOSTADOS O SANTOS ESTARA FADADO A SUMIR DO CENARIO ESPORTIVO.
Texto perfeito. É triste demais o rumo que estamos tomando como instituição. O abismo só aumenta, entre nós, e os times TOP do Brasil.
Ainda dá pra consertar, mas será árduo, e não será com provincianismo e/ou amadorismo.
São muitos os problemas só Santos e já perdura por vários anos. Precisamos urgentemente de uma arena, pois jogar para 6 ou 7 mil pagantes não sustenta um grande time de futebol. Precisamos de administração profissional, precisamos de planejamento! Por fim, com esse time e esse futebol não sobe.
Rumo a série c sem diretoria omissos não fazem nada só reclamao comissão permanente para que só fazem panela para derrubar técnico 😤😤😤
Infelizmente não há o que contestar dos textos mencionados acima não que eu seja pessimista ou torcendo por fracasso mas a verdade é que não encontro outra palavra a não ser fracasso em todas as áreas do Santos futebol clube.lamento muito
Não tenho muito a acrescentar além dos comentários anteriores.
Concordo com todos. Será que os dirigentes acompanham as redes sociais, vendo os comentários a respeito deles?
Pelo jeito, parece que não.
Não sei o que fazem no clube, os ex craques, tais como Chulapa, Léo, Elano, Renato., dentre outros.
Idolatrar esses caras, tudo bem. Foram excelentes jogadores que fizeram história. Mas é só! Não tem que ter cargo na administração do clube. Contratem profissionais pra isso!
Abriram a caixa de pandora e os tiros são, agora, todos contra o baiacú de Santa Cecília, vulgo Marcego Texeiga. Pelo jeoto não é só a língua dele que tá presa, mas a capacidade de gerir um clube gigante como o Santos, será que vão repetir os anos 2000 a 2004? Difícil. O amadorismo não é exclusivo dele, o clube tá cheio de amador há alguns anos portanto é necessário tocar na ferida e tirar os sansguessuga, além da velharada tosca, do Santos.
a possibilidade do santos nao voltara serie A é real e.preoupante, estou percebendo o.carille, perdido, mudando a escalaçao do.time só por conta da pressao da torcida, mudando sem criterio nenhum, um treinador que estar comandando o time desde do inicio, e nao sabe qual time escalar, no.jogo contra o guarani, tirou o pituca e colocou, Sandri, ( o sadri foi bem) ontem comećou com.sandri, ai tira o sandri coloca o pituca , tira otelo coloca pedrinho tira pedrinho coloca otero, o furck.mau ha muito.tempo no.jogo contra o guarani mudou tudo l( pra pior) saiu com furck e bigode, contra o amazonas mudou tudo novamente, o pouco de padrao.de jogo que tinha perdeu, o santos voltou a ser um bando de jogador jogando pra os lados e pra traz com bola sempre por cima vivendo de chutoes e cruzamentos na area igual a o santos 2023 pessismo, treinador tem.que ter personalidade nao ficar mudando o time dó por conta da pressao que vem de fora