Cabeça de chave do Grupo E da Copa Sul-Americana, o Santos estreia já na próxima terça-feira, fora de casa, contra o Blooming, da Bolívia. A equipe é comandada por Carlos Bustos, irmão de Fabián Bustos, ex-técnico do Peixe.
Carlos tem 56 anos e foi anunciado no dia 19 de fevereiro pela equipe boliviana. Antes, passou por Morelia, Chivas, Dorados, Atlético San Luis e Cafetaleros de Tapachula, todos do futebol mexicano. Em seguida, ficou quatro anos trabalhando no Peru: Universidad de San Martín, FBC Melgar e Alianza Lima.
Em 2021, Carlos Bustos ganhou o prêmio de melhor técnico do Campeonato Peruano, quando foi campeão nacional com o Alianza Lima. Ele também conquistou a taça do torneio Mexican Cup Winner Apertura pelo Morelia.
No Blooming, porém, as coisas não andam tão fáceis. Ele conquistou apenas uma vitória, justamente na Sul-Americana, contra o Palmaflor, também da Bolívia, por 6 a 0. Com grande vantagem, perdeu de 3 a 2 no jogo da volta, mas se classificou após o agregado ficar 8 a 3.
O argentino vem de três derrotas seguidas. Na tabela do Campeonato Boliviano, a equipe é a penúltima colocada com apenas um ponto conquista, seis gols feitos e 18 sofridos.
Fabián Bustos chegou ao Santos em fevereiro de 2022 para vaga do técnico Fábio Carille. O treinador deixou o Barcelona-EQU para assumir o cargo no Peixe. Ao todo, foram 28 jogos, 8 vitórias, 12 empates e 8 derrotas. O argentino deixa o Peixe eliminado na Sul-Americana, próximo de cair na Copa do Brasil e na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro.
De volta ao Barcelona do Equador, o treinador venceu o Peixe na FIFA e foi condenado a pagar US$ 1,2 milhões de dólares (cerca de R$ 6,8 milhões de reais na cotação atual). O departamento jurídico do Santos recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).
Leia também:
Deixar um comentário