O Santos terá um difícil duelo na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, em Minas Gerais. Encara o embalado Cruzeiro do técnico português Pepa, no próximo sábado (5), às 16h (de Brasília), no estádio Independência.
Esse será o primeiro encontro entre o Peixe e o treinador, mas isso não significa que ambos são completos “desconhecidos”. No começo da temporada de 2021, com a gestão do presidente Andres Rueda ainda no início, o Santos entrou em contato com o staff do técnico para viabilizar sua contratação, mas as conversas não evoluíram.
O nome de Pepa foi inicialmente apresentado pelo Comitê de Gestão santista ao setor de inteligência do clube do Santos e também ao executivo de futebol, à época Jorge Andrade. O português agradeceu, mas afirmou que não poderia deixar o trabalho no Paços Ferreira-POR “pela metade” e que honraria seu compromisso com o clube. Assim, só poderia abrir conversas no meio daquele ano – final da temporada Europeia.
Sem Pepa, o Santos acertou a contratação do técnico Ariel Holan, que acabara de deixar a Universidad Católica, clube em que conquistou o Campeonato Chileno.
Pepa tem 42 anos, e é natural de Torres Novas, na região central de Portugal. Ex-jogador, o comandante do Cruzeiro era considerado uma das grandes apostas do futebol português, mas não conseguiu comprovar nos campos. Jogando como atacante, passou por Benfica, Paços Ferreira, ambos de Portugal, além de Lierse, da Bélgica.
Como técnico, passou pelas categorias de base de três clubes portugueses: Sacavenense, Odivelas e Taboeira. Sua primeira experiência em um time principal aconteceu na temporada 2010/11, no Benfica. Três temporadas depois, foi convidado para ser o treinador do AD Sanjoanense e permaneceu por duas temporadas.
Seu currículo ainda conta com experiências no Feirense, Moreirense, CD Tondela, Paços Ferreira e Vitória, todos de Portugal. Para temporada 2022-23, assumiu o Al-Tai, da Arábia Saudita, mas permaneceu apenas 15 jogos com seis vitórias, oito derrotas e um empate.
Na equipe celeste, Pepa chegou para o lugar de Paulo Pezzolano. Em dois jogos amistosos, venceu o Red Bull Bragantino por 3 a 2 e o Juventude por 3 a 1. Oficialmente, venceu Grêmio e Red Bull Bragantino pelo Brasileirão. A única derrota aconteceu na estreia para o Corinthians, fora de casa.
Na Copa do Brasil, o Cruzeiro perdeu o jogo de ida da terceira fase para o Náutico por 1 a 0, mas virou o placar no estádio Independência. Pepa ganhou aplausos dos torcedores e confirmou o bom começo de trabalho no clube celeste.
Para o confronto contra o Santos, a expectativa é que o estádio Independência esteja completamente lotado. Até o final da tarde desta quinta-feira (4), foram mais de 19 mil ingressos vendidos. Os torcedores santistas também já podem comprar suas entradas, que custam entre R$ 80,00 a inteira e R$ 40,00 a meia.
Leia também:
Sorte dele!!!
Pobre Odair Hellman e pobre do Santos,vai tomar um coro do Pepa que nao vai achar o caminho de volta.
A briga do peixe pra nao cair vai ser violenta….
Olha se jogar como jogou na Argentina tem chances boas de vitória, houve empenho e vontade de ganhar são 2 coisa muito importante num time de futebol, a técnica não temos mas com disposição e vontade de ganhar podemos nos superar.
Ele saiu dos velozes e furiosos e veio pro Cruzeiro, torcida tava pedindo cabeça dele más Santos Reabilitou o cara.