Alguns jogadores do Santos estão usando as redes sociais para se posicionarem contra a decisão da Câmara dos Deputados de aprovar o texto-base da Lei Geral do Esporte, projeto com relatoria de Felipe Carreras (PSB-PE), que faz uma reformulação na legislação federal esportiva em movimento tratado como uma espécie modernização da Lei Pelé.
Com essa aprovação, algumas normas referentes à prática esportiva, entre elas os modelos de contratação de atletas, são alteradas. Atualmente a Lei Pelé obriga o pagamento de 100% do valor referente ao vínculo completo, mesmo que ele seja encerrado antecipadamente. Com essa alteração, os clubes passam a ter a opção de negociar a redução no momento da contratação. Ou seja, o valor pode ser pré-estabelecido.
Isso movimentou o mundo do esporte nos últimos dias. Vários jogadores de diversos clubes se manifestaram. No Santos não foi diferente. Os atletas usaram as redes sociais com posicionamento contra essa nova norma. Os atletas ainda pediram para que Romário, ex-jogador e atual senador, seja o relator do artigo.
“O artigo 84 acaba com a natureza salarial das premiações e luvas: menos verbas trabalhistas. O Art. 85, §5º e §6º praticamente extingue a cláusula compensatória (multa rescisória) a nosso favor: podemos ser mandados embora sem nada receber. O Art 96, VII, §3º, cita que a nossa hora noturna será só a partir das 23:59, enquanto a de qualquer trabalhador é a partir das 22:00: nossa noite é diferente? O Art. 164, § 2º possibilita o aumento da verba paga como Direito de Imagem: menos verbas trabalhistas. E tudo isso sem sermos ouvidos? Ninguém conhece a vida do atleta melhor que o senador Romário. Nós queremos Senador Romário Relator.”, diz o texto compartilhado pelos jogadores.
Confira os jogadores que fizeram as postagens:
Goleiros: João Paulo, John, Mazoti e Diógenes
Laterais: Auro, Felipe Jonatan e Lucas Pires
Zagueiros: Maicon, Eduardo Bauermann e Luiz Felipe
Meio-campistas: Vinicius Balieiro, Willian Maranhão, Lucas Barbosa, Bruno Oliveira e Ricardo Goulart
Atacantes: Ângelo e Léo Baptistão
Os atletas que não se posicionaram até a postagem da matéria são: Kaiky, Madson, Camacho, Sandry, Rodrigo Fernandez, Lucas Braga, Jhojan Julio, Renyer, Rwan Seco, Marcos Leonardo e Angulo.
Alguns clubes já se posicionaram positivamente para norma. São os casos de: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Athletico-PR, Fluminense e Ceará. Eles dizem que a proposta não traz nenhum prejuízo trabalhista e que se trata de um avanço. O Santos, até o fechamento dessa reportagem, não comentou sobre o assunto.
Lei Geral do Esporte traz outras mudanças
Além das questões de contrato dos atletas, entre os 224 artigos, essa reformulação conta com novos pontos: instituição de novas exigências para clubes formadores de atletas, valorização do profissional da educação física e ampliação da carga horária mínima da educação física nas escolas e duplicação das penalidades para crimes de racismo no esporte e isonomia quanto aos valores pagos a atletas homens e atletas mulheres.
Deveriam se manifestar contra o péssimo futebol apresentado por eles, muito mi-mi-mi, joguem bola, pois nós torcedores através do sócio Rei, ou quem não pode ser sócio compra produtos do clube, é que custeiam seus vultosos salários, honrem essa camisa que tem a mais linda história do futebol mundial.
Já que querem tudo que a CLT determina, deveriam ficar só com ela e deixar de receber direito de imagem, o o tal por fora da CLT.
Mas malandro é malandro…..
Esta certissimo. Jogador que recebe acima de 50.000,00 não deveria ter direito a e FGTS, nem 13. A clausula de previsão de rescisao tambem esta correto. Em qualquer contrato civil a multa não pode ser maior que 30 por cento, pq que o boleiro tem que receber integral. Alem disso, tirar a interpretação dos contratos da tal Justiça do Trabalho, que vai que esta quebrando o futebol, criando direitos que não estão previstos em lei, como o adicional noturno para jogos que terminarem apos as 22 horas.
Jogar bola que é bom nada
Esses pé de rato só querem saber de vida boa
Enquadra todo mundo na CLT, sem nenhuma lei especial.
Quando o técnico marca treino as 8 horas ficam de mimimi e querem adicional pra jogar a noite? Coloca CLT vom horário de trabalho das 8 as 17 com 1 hora de almoço, com folga segundas e terças e com horário diferenciado no dia de jogo, entrando às 16 horas quando jogo no turno e as 10 nis jogos vespertinos, com assinatura de que está a disposição pra viagens quando requisitado. Qualquer trabalhador assalariado conhece essas regras.
Vão treinar seus pés de Ratos 🐀, pqp…, jogam porra nenhuma e querem cobrar direitos, ganhando 50/100/150/200/400 e 500 mil e estão reclamando, vtnc bando de vagal.
Vão trabalhar em uma empresa privada que ai vc tem que bater cartão pra vocês verem, falta 1 dia pra ver o desconto no holerite.
Vocês pangares deveriam ganhar por jogo se jogar ganha senão jogar recebe 50% do salário e tá bom de mais.
Tão de brincadeira….! Seu MULEQUES…!
Parem de reclamar e vão trabalhar, cambada de vagabas !!!!
A maioria dos jogadores são tapados , essa manifestação dos jogadores nada mais é que instruções dos procuradores/empresarios.
Os jogadores são contratados pelos clubes de acordo com o potencial futebolístico que já demonstraram ter ou por ter uma grande expectativa futura!!! Caso os mesmos não consigam ter a performance esperada ou sofram alguma contusão séria, os clubes são obrigados a continuar pagando seus salários religiosamente… aí, estes jogadores ficam na reserva ou no DM, muitos jogadores se acomodam e fazem corpo mole ou viram “chinelinho” e os clubes não podem mandar estes safados embora por causa da multa contratual!!! Se os jogadores conseguem ter a performance esperada, trabalham sério, evoluem… pode acontecer de outro time se interessar por ele e fazer uma oferta que não interessa ao time dono dos direitos econômicos do jogador… mas caso a transferência seja interessante ao jogador, o mesmo força a barra para ser vendido… e como não é interessante ao clube ter jogador descontente em seu elenco, acaba cedendo!!! Enfim… a relação jogador x clube sempre é favorável ao jogador!!! É por isso que os clubes estão endividados e os jogadores e seus empresários estão ricos!!!
Quando eles machuca não vão pra INSS o clube paga o salário integral isso não reclama, deveria mudar a lei do passe como antigamente, pelo menos quando e formado no clube tinha que ficar preso ao clube no mínimo até os 25 anos de idade, só sair vendido ou entrar em acordo com clube
Lamentável.
Em um País em que a maioria do Povo passa fome estes caras moleza. Vai treinar, se manifestem sobre os vexames que estão impondo a Gloriosa camisa do Santos. Tem jogador de futebol milionário. Enquadra eles nas mesmas Leis do Povo. Lamentável.
Porque um jogador de futebol meia boca ganha 50/100/150/300 mil…? E um médico do SUS ganha 10 mil…? E olhe lá se ganhar 10 mil, e depende do estado que atua.
Porque…?
Essas portas assina contrato com 10/15 anos ganhando no mínimo 20 mil por mês e nem tem o primário e nem vão ter 10% faz faculdade o resto gastam com vaidade, esse nosso país é injusto na parte trabalhista CLT.
Mas quem sou eu né…?
Tem jogar é bola e pronto!!!!