O atacante boliviano Enzo Monteiro esperou quatro anos para finalmente poder vestir a camisa do Santos. O jogador chegou ao Brasil por meio do Projeto Bolívia 2022, o mesmo projeto em que trouxe o zagueiro Léo Zabala e o meia Miguel Terceiros, e estava aguardando atingir a maioridade para estrear pelo clube. A Fifa proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos.
Em maio completou a maioridade e assinou o primeiro contrato com o Santos apenas em junho. No entanto, a janela de transferências internacional abriu em julho e sua primeira partida como titular aconteceu em agosto. Na última quarta-feira (31), o jogador marcou o gol da vitória da recuperação do Peixe no clássico contra o Corinthians pelo Paulista Sub-20.
Ao DIÁRIO, o boliviano comentou sobre a felicidade de atuar pelo Santos depois de esperar anos. Ele reforçou a importância do gol para a sequência da equipe no estadual e para dar mais confiança ao grupo.
“É uma sensação muito boa, estou muito feliz de estar atuando oficialmente, esperei tanto por esse momento…foi muito importante pra mim, como pra todo o grupo, já que nós vínhamos de uma derrota em casa. Essa vitória nos dá mais confiança para continuar fazendo nosso melhor trabalho.”, comemorou.
Após a partida, Enzo chegou a chorar na entrevista falando sobre todas as dificuldades que passou até poder estar vestindo a camisa do Santos oficialmente e ressaltou o apoio da família.
“Foi muito difícil em relação à saudade. Ficar longe da família torna as coisas mais complicas. Mas mesmo com eles longe, sempre conseguem me incentivar e apoiar da mesma maneira. Apesar dos 4 anos só treinando, esperando completar a maioridade, fiquei muito ansioso, com muita vontade de poder atuar oficialmente e agora muito feliz de estar atuando.”, contou o atacante.
O centroavante avaliou o trabalho do técnico Orlando Ribeiro na categoria e projetou seu futuro no Santos. Ao DIÁRIO, Enzo revelou o sonho de querer atuar no time principal do clube.
“O professor vem fazendo um grande trabalho com o grupo. O grupo está bem fechado e tenho certeza de que vamos fazer uma boa campanha. Quero contribuir fazendo grandes jogos, ajudando com vários gols e continuar trabalhando, me dedicando ao máximo para um dia chegar ao elenco profissional.”, conta.
Enzo Monteiro também contou sobre sua adaptação no Brasil e reforçou a importância de estar ao lado de Léo Zabala e Miguel Terceiros, que também passaram por obstáculos no país.
“Me adaptei muito bem! Gosto muito da cidade de Santos, e quanto à língua, foi fácil para mim aprender, já que meu pai é brasileiro. Com a alimentação também foi muito tranquilo pra mim.”, afirmou.
“É muito importante, já que viemos do mesmo projeto, nos conhecemos há bastante tempo. Os dois são muito boas pessoas a gente tem uma relação muito próxima, falamos o mesmo idioma e facilita em tudo pra nós.”, reforçou.
Camisa 9, o boliviano contou sobre suas características de jogo e revelou inspiração no atacante Marcos Leonardo, atual artilheiro do Santos na temporada no profissional. Ele tem contrato até o final de maio de 2027.
“Minhas características são a finalização e o bom jogo aéreo. Sou um jogador forte e para mim não tem uma jogada perdida. Me inspiro muito no Clube com o Marcos Leonardo, pelas características dele. De fora, gosto muito do estilo de jogo do Gabriel Jesus.”, revela.
Se inspirar em Marcos Leonardo, o segurança de Cassio, vc será um Nilson da vida
Força garoto, não permita que comentários pessimistas venham te desestimular.
É isso garoto , dedicação total nos treinos para estar evoluindo sempre , parabéns