Marcos Leonardo é o artilheiro do Santos na temporada (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Clube mais artilheiro do futebol mundial e com mais gols no Brasileirão na Era dos pontos corridos, o Santos vê seu ataque sofrer em 2023. Na temporada, o Peixe marcou apenas 34 gols em 33 jogos, média de 1,03 gol por partida.

No Campeonato Brasileiro, o cenário é ainda pior. O Peixe fez apenas nove gols em dez partidas, média de 0,9 gol por jogo. A equipe não marcou gol em cinco dos dez jogos na competição.

O artilheiro do Santos na temporada é o atacante Marcos Leonardo, com nove gols em 23 partidas. No Brasileirão, os goleadores são Ângelo, Deivid e Mendoza, todos com dois gols marcados.

O desempenho ruim no ataque pode fazer o Santos perder a condição de clubes com mais gols nos pontos corridos. O Peixe começou a competição neste ano com 1.139 gols marcados, 16 a mais que o segundo colocado, o São Paulo (1.123) e 26 a mais que o terceiro colocado, o Flamengo (1.113).

Os dois clubes ainda não jogaram na rodada, mas já diminuíram a diferença. Com 15 gols marcados até agora, o São Paulo agosta esta apenas dez gols atrás do Peixe. O Flamengo já marcou 18 gols e diminuiu a diferença para 17.

Leia também: