O Santos divulgou os números do balanço do marketing em 2022 e destacou um incremente de 52% nas receitas da área de 2021 para 2022. De acordo com o clube, as receitas de marketing chegaram a R$ 112 milhões no ano.
A temporada começou com 81 mil pessoas visitando a exposição do aniversário de 110 anos do clube em um shopping da cidade de Santos. Em 11 dias de atividades e presença do elenco masculino e feminino. A Santos Run contou com a participação de 2.500 corredores.
Além disso, o Peixe teve um aumento de 600% da franquia Meninos da Vila. Com o sucesso da Coleção Charlie Brown Júnior, o clube teve um aumento de 40% nas vendas de material esportivo no ano e 35% de faturamento com o Memorial das Conquistas. Já com o e-commerce disponível com vendas internacionais e mais de novos 1.500 produtos licenciados, o faturamento aumentou em 22%.
Em relação ao Sócio Rei, pico de associados em 2022, cerca de 7.500 experiências resgatadas em recorde e 40% de faturamento em relação à 2021. Além disso, cerca de 78,5 milhões arrecadados com patrocinadores e um aumento de 20% em relação à 2021. Sem contar o destaque da Santos TV com premiação internacional e transmissão de jogos da base e feminino.
Em dezembro, o lançamento do documentário da conquista do título do Brasileiro de 2002 levou o público ao Cine Roxy, de Santos. Nos jogos, Sanfest e Boteco Santista deram espaço ao torcedor. Além da loja itinerante, nova identidade visual no CT Rei Pelé e o lançamento do tour virtual da Vila Belmiro.
Em relação as ações da Santos do Mundo, o lançamento dos uniformes 1 e 2 da temporada foram os primeiros passos da campanha. O evento de lançamento das camisas aconteceu em Portugal, uma vez que o uniforme homenageou os 60 anos do Mundial do clube em 1962 diante o Benfica. O Peixe foi o primeiro clube brasileiro a promover um evento de lançamento de uniforme em outro país.
Além disso, os Ídolos Eternos do clube, Pepe e Lima estiveram presentes e foram recebidos pela direção benfiquista no Estádio da Luz para a entrega de uma obra que tem os moldes das pegadas dos eternos ídolos mundiais Pelé e Eusébio, que se enfrentaram na inesquecível decisão.
O terceiro uniforme na temporada fez alusão a todas as conquistas do Santos no continente africano. A camisa homenageou um dos momentos mais marcantes do esporte, quando o “esquadrão” comandando por Pelé parou uma guerra na Nigéria no ano de 1969.
Na estreia do uniforme na vitória sobre o Athletico-PR na Vila, o Peixe realizou diversas ações. Fez um show de abertura que recebeu embaixadores da África no Brasil, em um evento no Memorial das Conquistas, onde foram recepcionados pela direção e levou 100 pessoas refugiadas de origem africana, em sua maioria nigeriana, todos atendidos pela ONG, para assistir à partida na Vila Belmiro
Além de 11 crianças africanas que entraram em campo com os jogadores e uma delas entregou a bola do jogo. No campo, antes do jogo, houve a leitura do Manifesto do Santos em homenagem à África. O clube também realizou o teste de ancestralidade com jogadores das equipes masculina e feminina, Ídolos Eternos e outros influenciadores.
Os Ídolos Eternos Edu e Manoel Maria, que estavam em campo naquele amistoso, estiveram presentes para ser homenageados no Estádio Samuel Ogbemudia, na cidade de Benin, na Nigéria. Foi realizado um amistoso com duas equipes vestindo uniformes branco e preto do Peixe. Autoridades que estiveram no Memorial da Conquista encerraram a ação no local.
Na reta final de temporada, o Santos lançou uma camisa retrô inspirada no dia 13 de março de 1980 quando o Santos recebeu o New York Cosmos, dos Estados Unidos, para uma partida amistosa, jogo que contou com grandes nomes do futebol mundial e foi realizado na Vila Belmiro. Partida marcou a despedida de Pelé.
O ex-jogador e eterno Menino da Vila, Juary, que estava na partida de despedida de Pelé, fez uma sessão de autógrafos, além da presença do mascote Baleinha, distribuição de brindes para os santistas que foram com o manto sagrado do e a venda de camisas da coleção 2022 do Santos. Além da experiência dos Meninos da Vila em Barcelona e Madrid.
O caminhobé esse. Parabéns aos envilvidos. Falta só acertar o fator campo.
Esse aumento é tremendamente enganoso. Compara 2021, de faturamento muito baixo por causa da pandemia, com 2022, quando a pandemia já havia superado o auge e o público foi liberado para os estádios. Matéria ingênua e acritica.
Vá encher o saco de outro, coveiro dos infernos.
Se não tem nada de bom ou criativo para falar, cala boca.
Mudou de nick, animal? Continua o muar de sempre.
Concordo com o Antonio Carlos. Pra você, nada que o Santos faz é bom. Só sabe criticar. Se faz melhor, seja sócio e se candidate a presidente. Quem sabe você consegue uma “boquinha”.
Senhor Roberto. Creio que o senhor está me confundindo com algum homônimo. Sou sócio há mais de 10 anos, pai de sócios. Sempre adimplente. Tenha mais cuidado ao cometer conentarios.
Parabéns sim Santos.
Ricardo se compara com 2019 ano antes da pandemia os números ficam ainda melhor, é só lembrar que o Santos estava a muitos anos sem conseguir sequer fechar um patrocínio master.
Santos tem uma grande chance de aumentar seu sócio torcedor que em relação a clubes está bem abaixo ,vi anúncio no horário de pico na tv ,mas ainda dá pra fortalecer e fazer uma receita bem maior , lógico que o campo ajuda ,tomara o Santos acerte seu futebol ,e traga muitos sócios .