O Santos sempre teve a tradição de revelar grandes jogadores. Nos últimos anos, o sucesso desse processo passou muito pelo trabalho do observador técnico Ricardo Criveli, o Lica, que trabalhou no clube entre 2008 e 2013.
Entre os jogadores levados pelo profissional ao clube estão os laterais Alex Sandro, hoje na Juventus, Danilo, atualmente no Manchester City, e o atacante Gabigol, que negocia a volta ao clube, além de Zeca, Lucas Veríssimo, Rodrygo, Diogo Vitor e Yuri Alberto.
Chamado de “craque” por um dos principais apoiadores do presidente eleito José Carlos Peres, o jornalista Odir Cunha, Lica pretende ampliar o trabalho de captação no clube.
“Nós vamos criar uma Central de Inteligência e espalhar observadores por todo o Brasil e América do Sul. O Dema, que sempre me ajudou, vai ser um dos observadores. Vamos ter 14 ou 15”, afirma o profissional.
A Central de Inteligência vai ter analistas de desempenho, cinegrafistas para filmar os treinamentos e depois corrigir os erros de fundamento com ajuda de softwares específicos e uma espécie de comitê para decidir pela aprovação ou não dos jogadores observados pelo país.
“A decisão não vai ser tomada apenas pelo técnico da categoria. Nós vamos ter uma comissão lá dentro que será responsável pela aprovação dos atletas”, afirma Lica.
Na sua primeira passagem pelo Santos Lica rodou praticamente todo o país. Só em 2011 ele diz ter acompanhado in loco 463 partidas. Todas elas estão em relatórios que ele produziu sobre os destaques dos jogos. Numa Era dominada por programas de computador como wyscout, o profissional destaca a importância de encontrar os novos atletas fora das salas dos Centros de Treinamento dos clubes.
“Não dá para ficar preso ao wyscout. O programa é bom e nós vamos usar também, mas para fundamentar bem as decisões você precisa ver in loco”, analisa Lica.
O profissional não tem ideia de quanto gerou para o clube nos últimos anos. Só com as negociações de Danilo, Alex Sandro e Gabigol o Peixe faturou mais de R$ 130 milhões. Lucas Veríssimo tem proposta de R$ 32 milhões do Spartak, da Rússia. Rodrygo e Yuri Alberto são apontados como as maiores promessas do Santos para os próximos anos.
Deixar um comentário