Com 187 jogos pelo Santos, Vanderlei pode igualar marca de Zetti na partida contra o Nacional-URU, nesta terça-feira (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Na próxima terça-feira, diante do Nacional, no Uruguai, pela Copa Libertadores da América, o goleiro Vanderlei pode igualar a marca de Zetti de 188 jogos com a camisa do Santos (entre 1997 e 1999) e tornar-se o 12º goleiro que mais vestiu a camisa do Peixe. O ex-goleiro parabenizou Vanderlei e disse que a marca é merecida.

“(O Vanderlei) É merecedor dessa marca depois de tanto tempo defendendo o Santos, um clube maravilhoso onde tive a oportunidade de jogar 188 jogos em três anos. A marca Santos é muito forte, o que essa camisa representa no futebol mundial é muito grande. Vanderlei é um goleiro muito rápido, ágil, tem uma explosão muito boa, maduro, preparado mesmo. Isso vem contribuindo com os resultados do Santos, principalmente na Libertadores. Quero dar os parabéns a ele pelo dia do goleiro e por essa marca maravilhosa, espero que ele possa jogar muito mais ainda no Santos. Espero que ele consiga títulos, mais ainda do que ele já tem, para ficar na história do clube”, disse o Zetti, em contato exclusivo com o Diário do Peixe.

O antigo arqueiro da meta santista, que hoje é comentarista de rádio, é outro a defender a convocação de Vanderlei para a Seleção Brasileira.

“Vejo ele como um grande goleiro. Merecia estar sendo testado na Seleção Brasileira, até pela regularidade. Seria um prêmio muito grande pra ele se estivesse sendo chamado, sempre defendi isso. Faltaram oportunidades pra ele.”

Com mais oito jogos, Vanderlei já entrará no top 10 dos goleiros que mais atuaram pelo Santos, alcançando o posto que pertence a Edinho, filho do Rei Pelé, com 195 jogos. Se o Peixe chegar a todas as finais das competições que disputa, fará ainda mais 56 partidas neste ano, o que poderia colocar o atual camisa 1 na oitava posição, ultrapassando Cláudio Mauriz, que jogou entre 1965 e 1973, e Sérgio Guedes, hoje técnico da Portuguesa Santista, que atuou entre 1989 e 1993 e depois também em 1996.