Uma comitiva de nigerianos esteve na Vila Belmiro para acompanhar o clássico (Crédito: Raul Baretta/ Santos FC)

O Santos recebeu a visita de uma comitiva de nigerianos. À frente do grupo estava Samuel Ikpea, presidente da Associação dos Torcedores da Seleção Nigeriana. O objetivo do encontro foi estreitar ainda mais o relacionamento entre as partes e dar andamento em possíveis projetos em conjunto, resultado da visita que o Santos fez a Nigéria, em novembro de 2022.

A comitiva também foi convidada para assistir ao clássico entre Santos e Corinthians, no domingo (26). Os visitantes do Peixe também puderam conhecer o Memorial das Conquistas.

“Não é a minha primeira vez no Brasil, mas na Vila Belmiro sim. Uma experiência maravilhosa, estou vendo coisas que nunca imaginei. Fomos no museu e ficamos impressionados com o que vimos. Ainda tivemos a oportunidade de assistir ao jogo ”, disse Samuel Ikpea. No Brasil, eles foram recepcionados por Maximino Pedro, representante do Clube na África.

O Santos foi convidado por autoridades nigerianas, após a realização do evento de estreia do novo terceiro uniforme, que aconteceu no dia 27 de setembro de 2022, na Vila Belmiro e faz parte da campanha Santos do Mundo, que tem como objetivo internacionalização da marca e que promove uma série de ações no exterior recontando a inigualável história do Peixe ao redor do planeta. Nessa data, autoridades que representam países africanos, entre elas Shehu Yusuf, Ministro-Conselheiro da Nigéria, estiveram na ação, que começou no Memorial das Conquistas e terminou com uma grande festa em campo.

“O Santos foi muito bem recebido por eles na Nigéria e retribuímos todo esse carinho com essa visita. Também aproveitamos para falar sobre possíveis ações que podemos fazer juntos. Foi um encontro muito importante, porque eles são lideranças no país”, afirmou José Carlos de Oliveira, vice-presidente do Clube.

Entre as várias ações no país, o Santos promoveu um jogo histórico, na cidade de Benin, para comemorar os 53 anos do jogo que parou a guerra civil. No dia 04 de fevereiro de 1969, a equipe de Pelé e cia venceu a seleção do Meio Oeste, por 2 a 1, com gols de Edu e Toninho Guerreiro.

Foram formadas duas equipes. Uma com jogadores do Bendel Insurence Football Clube, que vestiu o terceiro uniforme e outra um selecionado de jogadores locais, que vestiu o branco. A partida foi realizada em parceria com da Federação Nigeriana de Futebol do Estado do Edo e da Associação dos Torcedores da Seleção Nigeriana. Edu e Manoel Maria foram convidados para o pontapé inicial. O Excelentíssimo Senhor Philip Shaibu, vice-governador do estado de Edo, jogou, por alguns minutos, no time com o terceiro uniforme.

Leia também: