O Conselho Deliberativo do Santos discutiu e votou alterações no Estatuto no clube na noite desta segunda-feira (12). A condução foi realizada pela mesa do Conselho junto com a Comissão do Estatuto que preparou o parecer sobre as emendas enviadas pelos conselheiros.
Entre as principais mudanças estão a redução de membros do Conselho Deliberativo para 150 membros eletivos (atualmente o número gira em torno de 240), redução dos membros do Comitê de Gestão para 5 membros (atualmente são nove), aumento do prazo de tempo de sócio de 3 anos para votar (atualmente é de um ano), adequação do estatuto para SAF, punição caso a gestão atrase pagamentos por dois meses consecutivos ou não e entre outros.
O texto do parecer foi aprovado. No entanto, duas emendas foram votadas separadas, uma teve 98 votos e a outra 99 votos. A mesa do Conselho vai avaliar se essas duas emendas regimentalmente estão corretas. Elas podem ser acrescentadas se estiverem corretas e uma redação final deve ser enviadas aos conselheiros nesta quinta-feira (15).
Após essa redação final, o presidente marcará a data da Assembleia Geral em que os sócios irão votar de maneira híbrida (online e presencial) se aprovam ou não a mudança do Estatuto. Não será votada alteração por alteração, mas o texto como um todo. A expectativa é de que essa votação dos associados aconteça até o mês de novembro.
CHEGA DE TECNICOS ESTRANGEIROS! SO SE LUIS ALONSO “LULA” RESSUSCITAR!
E o voto online passou ou não?
Todas as medidas acima listadas me parecem boas e servirão para melhorar e corrigir distorções do atual estatuto. Há quem defenda o fim do comitê de gestão. Eu sou a favor partindo-se do princípio que ele, se bem utilizado e respeitado, diminui a chance de erros e falcatruas. Eu não sei se é verdadeiro o fato que somente membros do Conselho Deliberativo podem ser indicados para compô-lo. Se for verdade, eu também gostaria de ter essa cláusula revista porque há bons santistas de boa índole que entendem de futebol e gestão e que não necessariamente fazem parte do CD. Outro ponto que me incomoda e que não foi tocado é o número de conselheiros não eleitos. Esse número poderia ser progressivamente reduzido até se atingir um número menor e mais razoável. Eu também não sei se o direito ao voto à distância estará garantido para as próximas eleições, em caso negativo esse poderia ter sido outro ponto discutido e adicionado ao estatuto. Mordomias como entradas gratuitas com direito a cadeiras numeradas em jogos na Vila deveriam ser extintos. E deveria se pensar numa forma de constituição de um Conselho Fiscal mais autônomo, mais forte e mais protegido de interesses e interferências de grupos políticos.
Um importante salto para minimizar risco de gestões fraudulentas e tambem para a profissionalização do Santos, seja através de SAF (controle minoritario ou zero do Santos atual) ou investimento (controle majoritario do Santos).
Meus parabéns ao Presidente Jatene, ao Presidente Executivo Rueda, ao CG e ao Comite do Estatuto.Belo trabalho.
O discurso inicial do Jatene na reunião de ontem foi importante para conscientizar os conselheiros sobre a importancia de modernizar o estatuto.
PARA O TIME DISPUTAR A SEGUNDA DIVISAO PARECE BOM…. PQUE SE NAO TIVER ATITUDE AGORA EM PROL DO FUTEBOL ISSO TDO NAO VAI ADIANTAR DE NADA…PRECISA E ACABAR COM ESSE COMITE DE GESTAO RAPIDINHO..E CONTRATAR TECNICO E DIRETOR QUE TENHAM LIGAÇAO COM O FUTEBOL PROFISSIONAL E COM TARIMBA..NAO AMADORES… ISSO TDO PARA ONTEM…
Achei excelente as mudanças ,mas realmente faltou acabar com algumas gratuidades.nao da viver um clube profissional com renda de 137 mil reais líquidos .vila com 11 mil e isso de renda .sou contra o clube virar saf .não vi nada nos clubes brasileiros que viraram só lucro para o investidor .
Olha gostei de tudo que foi aprovado mas descordo de tudo porque quando fui ver um jogo do Pelé no Canindé pedi a camisa pra ele e quem me deu a camisa? Ninguém mas fui pra casa feliz
E pensando em trabalhar no dia seguinte mas resolvi não ir e fui ver um jogo e um amigo meu fez um gol que aliás foi meu primeiro carro que tive financiei o pagamento e perdi o carro porque não consegui pagar mas graças a deus o Rueda conseguiu pagar as dividas do Santos se não o Santos tinha caído como caiu uma galinha morta e um porco que no final de semana vamos assar no rolete , mas acredito que o Santos vai pra libertadores ano que vem se o Sampaole vier , é isso vamos torcer que pode sair um caldo .
ESSES PREGUIÇOSOS AÍ SÓ SABE DORMIR E FAZER MERDA NO CONSELHO,
Tem que contratar jogadores que tem competência para jogar no peixe, time tecnicamente fraco em vários setores. Tá difícil assistir jogos.
Vejo um bando chupim desses velhos não pagarem nada pra entrar pra assistir jogos ??
E por sinal só crítica
E essa arena nada aimda…falaram que ia ser votada em setembro pra aprovar…tamos em setembro ja e nada se fala…so estao iludindo nos torcedores???.
Considerando-se que o conselheiro representa o associado, e que o número de associados é variável, a oferta de cadeiras do CD deveria ser igualmente variável, portanto, proporcional ao quadro associativo invés de fixo. Atualmente, somos pouco mais de 33 mil associados para algo redor 310 conselheiros, o que significa quase 1% do montante. Considerando o número atual de associados acho e
O quadro atual de conselheiros bem representativo. Creio que estabelecer o critério percentual de 1% do quadro associativo seria mais conveniente e justo, possibilitando a inclusão de novos associados que desejassem participar mais ativamente da vida do clube a medida o efetivo do quadro associativo fosse aumentando.
O ótimo é inimigo do bom! Essas mudanças não resolvem tudo, mas é um passo. Espero que coloquem logo em votação.
Bom dia! Discordo da alteração do direito a voto nas próximas eleições. Não moro em Santos, mas me tornei sócio para votar em quem se dispuser a continuar a política de não endividamento da atual gestão. Tenho sérias discordâncias com relação a condução do futebol, mas aprovo a seriedade da gestão na parte administrativa financeira.
Podem mudar o o Estatuto, mas penso que quem se tornou sócio antes da mudança tem direito a voto com menos de três anos de associação. Caçar esse direito vai levar a judicialização da eleição, pois foi uma alteração das regras do jogo.
Outro ponto. Se o Rueda contratar o Luxemburgo .para qualquer coisa no futebol, estou fora. Tá difícil ganhar dinheiro para deixar “raposa tomando conta do galinheiro”.
Meu pai do céu. A opinião de cada um deve ser respeita, mas se a opinião vier com uma sugestão, aí sim ela positiva. Ficar criticando todas as decisões do grupo eleito e como ser um sagueiro e em todos os jogos fazer um gol contra e ainda sair gritando: – Sou santista, sou santista …….
Mas fazer oque??? Cada um escreve o que quer.