Campanha Santos no Mundo iniciou em 2022 (Crédito: Divulgação)

O Conselho Fiscal questionou os resultados das ações da campanha “Santos no Mundo” no parecer do dia 29 de março. A campanha levou o Peixe foi de Portugal, ao Estados Unidos e a Nigéria contando sua história. O executivo de marketing do clube, Rafael Soares, é o responsável pela organização das ações.

O documento foi assinado pelo presidente do CF, José Eduardo de Abreu Lopes, e os membros Bruno Peres Lopes, Carlos Henrique da Fonseca, Fernando José de Lima Moraes e Paulo Rodrigo Nunes.

“Em nosso entendimento foram muito aquém das expectativas, em números, o Santos fez campanha em 04 países diferentes (Portugal, EUA, Nigéria e Espanha), tivemos patrocínios de R$ 540.371,45 e um saldo negativo de – R$ 26.240,07. Não temos condições de mensurar do que o Santos pode auferir em valor de exposição de marca é intangível, mas pelas imagens e matérias produzidas nos passou uma imagem bem amadora, os eventos tinham como foco lançar novas camisas oficiais do clube, no caso de Portugal, mais especificamente no Benfica, segundo informações que colhemos não foi divulgado e nem ocorreu convite da direção do Benfica para com seus sócios e ex-jogadores da época a irem ao lançamento”, afirma o parecer.

“Já na Nigéria, o anfitrião custeou hospedagens, traslados, parte da alimentação e segurança. Numa ação dessa seria interessante ter levado alguns jornalistas de grandes veículos, até internacionais, fizessem algo mais impactante “Santos parou uma
Guerra” é história, não estamos reclamando do déficit monetário do evento, pelo contrário, um evento desse, na nossa ótica, deveria ter tido um investimento e um planejamento forte. Todas as administrações prometem revolucionar esta área, porém, continuamos sempre aquém das expectativas. Já falamos e voltamos a sugerir que se contrate uma big-one para no mínimo assessorar o marketing”, completa.

Veja todas as ações realizadas pela Campanha Santos no Mundo:

O lançamento dos uniformes 1 e 2 da temporada foram os primeiros passos da campanha. O evento de lançamento das camisas aconteceu em Portugal, uma vez que o uniforme homenageou os 60 anos do Mundial do clube em 1962 diante o Benfica. O Peixe foi o primeiro clube brasileiro a promover um evento de lançamento de uniforme em outro país. Os Ídolos Eternos do clube, Pepe e Lima estiveram presentes e foram recebidos pela direção benfiquista no Estádio da Luz para a entrega de uma obra que tem os moldes das pegadas dos eternos ídolos mundiais Pelé e Eusébio, que se enfrentaram na inesquecível decisão.

Além de disponibilizar o site em três idiomas e passar a realizar vendas internacionais, o terceiro uniforme na temporada fez alusão a todas as conquistas do Santos no continente africano. A camisa homenageou um dos momentos mais marcantes do esporte, quando o “esquadrão” comandando por Pelé parou uma guerra na Nigéria no ano de 1969.

Na estreia do uniforme na vitória sobre o Athletico-PR na Vila, o Peixe realizou diversas ações. Fez um show de abertura com a cuvai recebeu embaixadores da África no Brasil, em um evento no Memorial das Conquistas, onde foram recepcionados pela direção e levou 100 pessoas refugiadas de origem africana, em sua maioria nigeriana, todos atendidos pela ONG, para assistir à partida na Vila Belmiro

Além de 11 crianças africanas que entraram em campo com os jogadores e uma delas entregou a bola do jogo. No campo, antes do jogo, houve a leitura do Manifesto do Santos em homenagem à África. O clube também realizou o teste de ancestralidade com jogadores das equipes masculina e feminina, Ídolos Eternos e outros influenciadores.

Os Ídolos Eternos Edu e Manoel Maria, que estavam em campo naquele amistoso, estiveram presentes para ser homenageados no Estádio Samuel Ogbemudia, na cidade de Benin, na Nigéria. Foi realizado um amistoso com duas equipes vestindo uniformes branco e preto do Peixe. Autoridades que estiveram no Memorial da Conquista encerraram a ação no local.

Na reta final de temporada, o Santos lançou uma camisa retrô inspirada no dia 13 de março de 1980 quando o Santos recebeu o New York Cosmos, dos Estados Unidos, para uma partida amistosa, jogo que contou com grandes nomes do futebol mundial e foi realizado na Vila Belmiro. Partida marcou a despedida de Pelé.

O ex-jogador e eterno Menino da Vila, Juary, que estava na partida de despedida de Pelé, fez uma sessão de autógrafos, além da presença do mascote Baleinha, distribuição de brindes para os santistas que foram com o manto sagrado do e a venda de camisas da coleção 2022 do Santos na loja Pelé Soccer Store que fica na Times Square, nos EUA.

Leia também: