Edina Alves Batista apita Santos e Água Santa (Crédito: Fifa)

O Santos recebe o Água Santa nesta quarta-feira (25), às 21h35min, na Vila Belmiro, pela quarta rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. Para a partida, a FPF (Federação Paulista de Futebol) escalou a árbitra Edina Alves Batista, de 43 anos e categoria Fifa.

Será a primeira do Peixe que Edina apita na temporada. No ano passado, ela apitou a derrota para o São Paulo por 3 a 0, na Vila, também pela fase de grupos do Paulistão. Naquela ocasião, o clube enviou um ofício à FPF sobre os erros e polêmicas da arbitragem contra o Alvinegro no confronto.

Atendendo à ofício enviado, a entidade analisou imagens e áudio do jogo e concluiu que o Peixe teve dois pênaltis não marcados pela árbitra Edina Alves durante o jogo. O primeiro deles em uma falta em Marcos Leonardo, em que a FPF acredita que o VAR não usou as melhores imagens, e no carrinho de Reinaldo em Ângelo, em que a ouvidoria da entidade conclui que houve um toque no atacante e afirma que o VAR ao menos deveria recomendar a revisão.

A Federação afirma que aplicaria ações corretivas na equipe de arbitragem que trabalhou na partida e foram afastados de jogos do Santos. Aquele clássico foi comandado por Edina Alves Batista, Neuza Ines Back e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa. O VAR ficou por conta de Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. Para esse confronto, são todos os mesmos profissionais escalados.

Além disso, Edina apitou duas derrotas das Sereias da Vila no Paulistão Feminino: para o Corinthians, na Neo Química Arena, pela fase de grupos, e para o Palmeiras, no Allianz Parque, pela final do estadual.

Em 2020 ela apitou a derrota do Alvinegro para o Ituano por 2 a 0, em Itu, no Estádio Novelli Júnior, em rodada válida pela fase de grupos também do Paulistão. Em 2019 ela apitou três duelos do Santos. A vitória das Sereias da Vila sobre o Corinthians e a Ferroviária pelo Brasileirão Feminino e uma derrota da categoria Sub-20 para o Cruzeiro no Brasileiro da categoria.

Leia também: