Dos jogadores do Peixe convocados para seleções nacionais nesta semana, o primeiro a entrar em campo foi o atacante Derlis González. O jogador foi titular do Paraguai na derrota por 2 a 0 para o Japão, em partida disputada no Japão. O santista foi substituído por por Óscar Romero, aos 27 minutos do segundo tempo.
Derlis González disputará mais um amistoso no Japão no próximo dia 10, contra a Jordânia. Ele volta ao Peixe no dia 11 e deve ficar à disposição do técnico Jorge Sampaoli para a partida contra o Flamengo, dia 14, no Maracanã.
Ainda nesta quinta-feira, dois jogadores do Santos podem se enfrentar. O Peru, de Cueva, enfrenta o Equador, do zagueiro Jackson Porozo. Na sexta, o Brasil, de Jorge, enfrenta a Colômbia, e a Costa Rica, de Bryan Ruiz, encara o Uruguai. Os garotos Sandry e Kaio Jorge ainda defendem a Seleção Brasileira Sub-17 diante da Coréia do Sul em torneio internacional na Inglaterra.
O meia-atacante Soteldo só tem compromisso com a Venezuela no próximo dia 10, quando a equipe enfrenta a Colômbia, nos Estados Unidos.
O Derlis não fará falta ao Santos FC. Houve uma queda de rendimento do paraguaio que já foi o melhor atacante do Santos FC. Talvez o esquema tático adotado pelo Sampaoli tenha sacrificado o Derlis. Nas últimas partidas pelo Santos FC o atacante ficou mais preocupado em defender do que em atacar. O Derlis rendia mais quando recebia a bola em velocidade. Não é driblador e parece que não tem confiança no pé esquerdo (sempre perde tempo tentando ajeitar para o pé direito).