O técnico Jair Ventura comandou o Santos em quatro jogos até agora, com duas vitórias, um empate e uma derrota (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O técnico Jair Ventura terá pela frente neste domingo, às 17h, seu primeiro clássico a frente do Santos e justo contra o maior rival dos últimos anos: o Palmeiras. O adversário vem embalado por ter 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista. Curiosamente, apesar de uma derrota e um empate como mandante, o time de Jair Ventura também conta com 100% de aproveitamento quando joga fora de casa – uma raridade em se tratando de Santos.

O técnico Roger Machado também dirigirá o Palmeiras pela primeira vez em um clássico. Tidos como dois dos mais promissores técnicos da nova geração, Jair e Roger já se enfrentaram três vezes e o confronto é equilibrado: uma vitória para cada lado e um empate. A vitória de Roger foi no duelo das quartas-de-final da Copa do Brasil, a de Jair, no Campeonato Brasileiro de 2016, quando Roger dirigia o Grêmio.

Com a derrota do Botafogo-SP e o empate do Red Bull, com uma vitória o Santos abriria quatro pontos na liderança do grupo D do Campeonato Paulista. A “gordura” pode ser fundamental já que no início de março o Santos estreia na Copa Libertadores da América, já viajando ao Peru, e deve ter que poupar alguns jogadores.

Assunto da semana e grande reforço do Santos para a temporada, Gabigol não viajou para São Paulo e está fora do clássico. Victor Ferraz que deslocou o ombro na última partida não treinou durante toda a semana e também fica fora. Lucas Veríssimo é outra baixa de Jair desde a primeira rodada. O zagueiro iniciou a transição na terça-feira, mas ainda não tem prazo de retorno. Cléber Reis, com uma lesão de grau dois na coxa direita, também parou por 15 dias.

A grande novidade deve ser a entrada de Eduardo Sasha desde o início da partida, já que o atacante demonstrou bom futebol entrando no segundo tempo das partidas frente a Ponte Preta e Ituano. Rodrygo, herói dos últimos dois jogos marcando gols depois dos 45 minutos do segundo tempo, segue no banco de reserva e é opção para o segundo tempo.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X SANTOS

Campeonato Paulista – 1ª fase
Local: Allianz Parque
Horário: 17h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Transmissão: Globo e Premiere

PALMEIRAS
Jaílson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luis; Felipe Melo, Tchê Tchê e Lucas Lima; Dudu, Willian e Borja (Keno). Técnico: Roger Machado.

SANTOS
Vanderlei; Daniel Guedes, Luiz Felipe, David Braz e Caju; Alison, Renato e Vecchio; Copete, Arthur Gomes e Eduardo Sasha. Técnico: Jair Ventura.