Jair Ventura e os integrantes de sua comissão técnica já sabem qual é o primeiro grande desafio a ser superado por eles no Santos: preparar o time para uma boa estreia no Campeonato Paulista com apenas dez dias de pré-temporada. Por sorte, eles podem usar como referência o trabalho que fizeram no ano passado em circunstâncias parecidas no Botafogo.
Em 2017, o elenco do clube carioca se reapresentou no dia 11 de janeiro e estreou no dia 25 no Campeonato Carioca. E havia um agravante: o time comandado por Jair estrearia na fase preliminar da Libertadores da América no dia 1º de fevereiro, apenas 20 dias depois do início dos trabalhos. Com base nessa experiência, o preparador físico Ednilson Sena, que estava com o treinador no Botafogo, já sabe que não se pode esperar um time na ponta dos cascos no dia 17, contra o Linense, em Lins.
“Sobre o condicionamento físico para estreia, nós já sabemos que a cada jogo vamos melhorando a nossa performance. Não é o ideal, mas com os jogos a tendência é que a condição vá melhorando.”
Segundo o auxiliar técnico de Jair Ventura, Emílio Faro, o período da Copa do Mundo vai oferecer à comissão técica uma ótima oportunidade para corrigir os problemas causados pela ausência de uma boa pré-temporada. “Nós teremos uma janela muito boa na Copa do Mundo para acertar as arestas todas”, comentou Faro.
O problema é que a paralisação para o Mundial só vai ocorrer no dia 13 de junho, quando a fase de grupos da Libertadores da América já terá sido concluída. E o Campeonato Brasileiro terá início no dia 15 de abril, 59 dias antes da parada para a Copa.
Pois é, ninguém sabia que o tempo de preparação seria curto em razão da copa do mundo. Por que não houve previsão para sanar tal problema. Faltou visão empreendedora !! Pensem em um Santos unido, basta de politicagens individualistas.. O SANTOS FUTEBOL CLUBE DEVE PREVALECER SOBRE TODOS OS INTERESSES INDIVIDUAIS.