Rafael Cabral foi revelado pela base do Santos (Crédito: Divulgação/Santos FC)

Goleiro do TriCampeonato do Santos na Libertadores em 2011, Rafael Cabral está de volta ao futebol brasileiro e é o novo reforço do Cruzeiro. O arqueiro assinou com a equipe mineira até o final de 2024.

“Expectativa enorme, o Cruzeiro é clube gigante. Estou muito empolgado de vir para cá. Estou vindo para construir minha história e fazer de tudo para ajudar, colocar e contribuir para que o clube chegue onde tem que estar. Clube gigante, 101 anos de história e estava há 9 anos na Europa, mas sei da grandeza do clube. Joguei várias vezes contra o clube e a torcida, sei do tamanho do clube e estou muito contente. Clube chegou a ser considerado um dos melhores clubes brasileiros no século XX, então estou super empolgado. Fui muito bem recebido, todos muito simpáticos, estou realmente feliz e louco para começar”, comemorou.

Rafael Cabral atuou em 190 jogos com a camisa do Santos e foi lapidado por Arzul, preparador de goleiros  que hoje ganhou méritos pelas boas opções do gol santista. Após a saída de Everson e a lesão de Vladmir, João Paulo e John, terceiro e quatro goleiros da temporada se destacaram e deram dor de cabeça ao então técnico Cuca.

Além da conquista da Libertadores da América, o goleiro conquistou Campeonato Paulista (2010,2011 e 2012), Copa do Brasil (2010) e Recopa Sul-Americana (2012) pelo Santos, antes de ser vendido ao Napoli, da Itália. Ele chegou e foi campeão da Copa da Itália 2013/2014, pegando pênalti na decisão.