Santos superou a expulsão do zagueiro Vitor Mendes e venceu a terceira seguida na Copinha (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

Gabriel Calabrês é o cara do Santos na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na partida contra o Novorizontino, o meio-campista conduziu o Peixe para sua terceira vitória em três jogos na competição. Com duas belas assistências do jogador, o Peixe venceu o Novorizontino por 3 a 1 e, com 100% de aproveitamento, garantiu a primeira colocação do Grupo 4. O Santos foi guerreiro ao segurar a vitória mesmo jogando boa parte da partida com um jogador a menos.

Assim como já tinha ocorrido no jogo de estreia do Santos na competição, a partida de ontem teve o espetáculo prejudicado com as condições do gramado, que sofreu com a forte chuva que caiu na região.

Jogando com a vantagem do empate, o Peixe apostou nos contra-ataques e foi desta forma que abriu o marcador. Na primeira vez que chegou, aos 18 minutos do primeiro tempo, foi às redes. Calabrês fez ótimo lançamento para Walison Madalena, que driblou o goleiro e chutou com o gol vazio. Mas a vantagem do Peixe durou pouco. No minuto seguinte, Chris passou por três defensores santistas e tocou para Gil, que da entrada da área acertou um bom chute rasteiro, sem chances de defesa para Renan.

Só que o empate não abalou os Meninos da Vila, que voltaram a ficar na frente ainda na primeira etapa. Após cruzamento do lateral-esquerdo Rhuan, Calabrês, na segunda trave, cabeceou para trás e Giovane mergulhou para fazer o segundo do Peixe, aos 27 minutos. Novo susto para a equipe alvinegra na etapa inicial só a expulsão do zagueiro Vitor Mendes, que levou amarelo no primeiro minuto de jogo e vermelho aos 34.

Para o segundo tempo, o Santos voltou com três modificações, adotando mais uma vez os contra-ataques para surpreender, pois tinha um homem a menos. Recuado, a equipe do Peixe chamou o adversário para o seu campo, mas o goleiro Renan fez importantes defesas e quando não conseguiu chegar na bola, contou com a sorte que todo bom goleiro tem que ter.

Aos 11 minutos, Vinícius chutou cruzado e a bola explodiu na trave direita de seu gol. Aos 17 foi a vez Nando aproveitar sobra de escanteio e chutar fraco, a bola rolou com dificuldade até a trave esquerda e não entrou.

A equipe do interior lutou até o final, mas não conseguiu vencer o arqueiro santista e ainda se complicou no final. O zagueiro Guilherme foi expulso por parar um contra-ataque. Com a igualdade novamente no número de jogadores em campo, o Peixe foi ao ataque e marcou o seu terceiro gol. Vinícius chutou, o goleiro do Novorizontino afastou mal e o meio-campista Wagner Leonardo só completou para definir o jogo.

Com o resultado, a equipe do Santos conquistou a primeira colocação do Grupo 4, com 9 pontos e 100% de aproveitamento. Foram nove gols marcados e apenas um sofrido na primeira fase. Agora o Peixe pega no mata-mata o segundo colocado da chave que tem as equipes do Figueirense, América-PE, Mirassol e José Bonifácio, adversário que será definido amanhã na última rodada do grupo.

FICHA TÉCNICA

Novorizontino 1 x 3 Santos

Local: Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte
Árbitro: José Claudio Rocha Filho

Gols:
Novorizontino: Gil aos 19 do 1ºT
Santos: Walison Madalena aos 18 do 1ºT; Giovane aos 27 do 1ºT; Wagner Leonardo aos 39 do 2ºT

Novorizontino: Vinícius; Diego Justen (Mateus), Guilherme, José Leandro e Gabriel (Jajá); João Pedro (Daniel), Jackson (Kevin), Gil e Leonardo; Chris (Nando) e Vinícius (Melgacio). Técnico: Willian Sander Figueiredo

Santos: Renan Pastre; Vinícius Balieiro, Vitor Mendes, Kaique Rocha e Rhuan; Wagner Leonardo, Gabriel Calabrês (Giovanni), Giovane (Bruno Moreira) e Tailson (Clayton Sampaio); Alexandre Tam (Sebastian) e Walison Madalena (Kaio Jorge). Técnico: Aarão Alves