O Santos está em uma semifinal da Copa São Paulo de Futebol Junior após sete anos. Entre vários destaques, como Rwan Seco, Weslley Patati e Lucas Barbosa, um outro nome, um pouco mais discreto, também chama atenção: Lucas Pires. Foi dele, inclusive, o cruzamento perfeito para o camisa 10 santista abrir o placar contra o Mirassol, nas quartas de final da competição.
O lateral era tratado como grande promessa da base do Corinthians, mas viu a situação contratual, que iria até 30 de setembro de 2021, se arrastar sem um acordo entre as partes. Assim, ele encaminhou uma rescisão antecipada de contrato com o rival santista.
“Eu não renovei com meu clube passado (Corinthians). Preferi não renovar por alguns motivos. Tinha outros clubes, mas eu preferi o Santos pela história de revelar, de dar oportunidades, prefiro estar aqui. Tenho certeza de que foi a melhor escolha”, diz Lucas para à Santos TV.
A carreira do jovem lateral-esquerdo começou muito anos. Nascido no dia 24 de março de 2001, o atleta passou boa parte da vida no Jabaquara, bairro da grande São Paulo, e contou com apoio da Avó para conquistar seu espaço no futebol.
“Desde pequenos queremos jogar bola, não tinha muito dinheiro para pegar carro, então tem que pegar muito ônibus, metro, comer no ônibus. Eu me lembro saindo de manhã da escola, comendo marmita dentro do metrô junto com a minha Avó, ela me levou sempre desde pequeno. Ela sempre foi meu maior apoio para seguir carreira e graças a Deus tô aqui hoje”, comemora.
Começo nas escolinhas de Santos
Para quem não conhece, Jabaquara fica 70,5 km da cidade de Santos. Antes da chegada ao clube da Vila Belmiro, passou por uma escolinha santista ainda em seu bairro. Mas não demorou muito para ser chamado para a base do Peixe.
“Eu atuei um pedaço da minha vida lá. Como eu morava perto e queria jogar futebol, meu Avô falou que tinha uma escolinha do Santos e fomos. Tanto que eu lembro de um treino, era final, o Victor Andrade foi na época e comecei lá. Fiquei um pouco e depois vim para cá, para base do Santos mesmo, com 8 anos”, apontou.
Ídolos no futebol?
Lucas Pires é um lateral-esquerdo habilidoso. No Corinthians, atuou diversas vezes como meio-campista. Um dos seus ídolos é Neymar, um dos jogadores com maior habilidade no futebol mundial. Mas Lucas cita outros nomes importantes.
“Foi o Neymar. Como a gente é mais novo, pelo estilo dele, característica, corte de cabelo… foi ele. Tem o Kleber que jogava no Santos. Mais recentemente, Alphonso Davies, Marcelo… esses caras são inspirações”, explica.
Primeira partida no estádio
É inegável que o começo da carreira de Lucas Pires foi no Santos. Ele conta que, a primeira vez que foi para o estádio e pisou no gramado, foi na Vila, e contou com ajuda de um velho conhecido do torcedor do Peixe.
“Foi do Santos, acho que em 2008 ou 2009, na Vila Belmiro, eu entrei de mão dada com o Kleber Pereira. Eu queria pegar um pedaço da grama e levar para casa”, brinca Lucas.
Copinha 2021
O Santos enfrenta o América-MG nesta sexta-feira, às 20 horas, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, em jogo único pela semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida terá transmissão no SporTV e na Rede Vida.
“É uma grande responsabilidade de carregar essa camisa pesada, mas também é uma grande honra. É uma grande felicidade poder jogar, se dedicar, dar o meu máximo e lembrar de quem já passou por aqui e pela Copa São Paulo”, diz.
“Foi um dos grupos mais unidos que já peguei na minha vida. Sinto o grupo bem família, bem junto, tudo que fazemos juntos, sair do campo, entrar no campo, e é assim que chega longe, como uma família. A gente fala que sempre o coletiva vai mostrar o individual”, completa.
O que o Santos representa para você?
“Representa uma vida que posso criar aqui dentro. Representa uma vida para minha família, não só para mim, mas dar orgulho para eles. Desde pequeno meu sonho é esse, dar orgulho para família, amigos próximos, espero dar muito orgulho para torcida e família com a camisa do Santos”, conclui.
Boa sorte Lucas , que seja muito feliz com esse manto e de muita alegria para torcida .
Boa sorte Lucas Piris continue assim esse menino simples que vc vai longe
E Deis de já pra cima deles garotos que aqui é
Santos sempre foi e será Santos o maior de todos
Bora Lá
Então o destino estava traçado, vestir o manto do Peixe. Boa sorte…m
Joga muito esse garoto..