O atacante Rodrygo é uma das opções para a vaga de Gabigol no clássico deste domingo contra o Corinthians (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Cumprindo a promessa de campanha, o presidente José Carlos Peres levou para o Pacaembu o único clássico com mando do Peixe nesta primeira fase do Campeonato Paulista. Assim, o Santos recebe o Corinthians no Pacaembu, neste domingo, às 17h, com promessa de casa cheia e podendo carimbar vaga na próxima fase do estadual.

Até o final da tarde do sábado haviam sido vendidos cerca de 36.500 ingressos para o clássico que terá torcida única, como manda a determinação da Federação Paulista de Futebol. O público da Capital não vê um Santos e Corinthians com mando do Peixe desde 2013, quando o Peixe foi punido pelas moedas atiradas para Ganso e escolheu mandar a partida no Morumbi: um 0 a 0 melancólico para apenas 17 mil torcedores.

Vindo de uma atuação desastrosa na Libertadores, o Santos precisa de uma vitória para recuperar a moral e também já garantir a classificação antecipada para as quartas de final do estadual. O Peixe tem 17 pontos, dois a mais que o Botafogo e cinco a mais que o Red Bull Brasil. Um empate dá a vaga ao clube nas quartas-de-final e vitória deixa a primeira colocação praticamente garantida.

Para essa missão, o Peixe não terá seu artilheiro e principal jogador, Gabigol, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A tendência é que Arthur Gomes seja o escolhido para entrar no time, deslocando Sasha para a função de centroavante. No entanto, há a possibilidade de Rodrygo, muito pedido pela torcida, começar o clássico como titular.

Nas outras posições, a tendência é que seja a mesma equipe que enfrentou o Real Garcilaso, porém a partida na altitude e a longa viagem podem obrigar Jair a fazer mudanças. A comissão técnica avalia individualmente cada atleta para verificar o nível de cansaço. Elogiado na última partida, Léo Cittadini pode ganhar uma vaga no meio.

FICHA TÉCNICA

SANTOS X CORINTHIANS

Estádio: Pacaembu
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Transmissão: Globo (para SP e DF) e Premiere 1

SANTOS
Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Alison; Arthur Gomes (Rodrygo), Renato (Léo Cittadini), Vecchio e Copete; Eduardo Sasha. Técnico: Jair Ventura.

CORINTHIANS
Cássio; Fágner, Balbuena, Henrique e Maycon; Gabriel, Renê Junior, Rodriguinho e Jadson; Ángel Romero e Clayson. Técnico: Fábio Carille.