Santos avança para comprar o CT Rei Pelé após anos de negociação (Crédito: Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.474/22 que vai ajudar o Santos a comprar o CT Rei Pelé em definitivo e acabar com um “medo” histórico de perder o espaço, que pertence a Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Havia um receio da diretoria santista de não ter tempo suficiente para que Bolsonaro sancionasse a lei. Segundo o presidente Andres Rueda, em participação ao Blog Soul Santista na segunda-feira (4), a Lei foi aprovada na Câmara e no Senador e dependia do presidente.

“Isso foi ótimo, passou na câmara e no senado. Tivemos ajuda sim. Aquele joguinho com o presidente (Bolsonaro) foi ótimo. Só falta o presidente sancionar (foi sancionada nesta quarta) antes que ele passe o poder. Isso é ótimo, patrimônio nosso. Estou correndo. Em vez de procurar um terreno de 150 mil, vou procurar um de 20, 30 mil em Santos. Aí eu faço um CT para o profissional e uso o CT Rei Pelé para base”, disse o Rueda.

A Lei sancionada não cita diretamente o Santos, mas diz que “modifica a forma de reajuste das receitas patrimoniais da União decorrentes da atualização da planta de valores e desburocratiza procedimentos de alienação e registro de imóveis da União”.

Agora, o departamento jurídico do Santos deve se reunir em breve para tentar o acordo final e sacramentar a compra. Segundo Rueda, o Alvinegro Praiano vai pagar em 20 anos e pretende passar percentuais em cada transferência de jogadores.

“Nós conseguimos passar na câmara e no senado comprar o CT Rei Pelé. Pouca gente fala, mas só falta a sanção do presidente. Efetivamente comprar o CT. Vamos parcelar em 20 anos e cada venda de jogador dar um pedacinho para eles. É acabar com essa história”, completa Rueda.

A Agência Senado diz que essa nova medida, publicada na edição desta quarta-feira (7) do Diário Oficial da União, tem origem Medida Provisória (MP) 1.127/2022, aprovada pelo Senado em 25 de outubro na forma do  PLV 27/2022. O texto altera a Lei 9.636, de 1998, que trata dos imóveis federais.

O terreno em que o CT Rei Pelé foi construído está concedido ao Santos desde novembro de 1996, em uma certidão de nº 21/96 da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), proprietária do local. Em 2020, o Peixe criou o Instituto Santos de Responsabilidade Social que teve como objetivo impedir o leilão do CT Rei Pelé.

Leia também: