Competições de categorias de base podem não acontecer nesta temporada (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

As competições de base realizadas pela Federação Paulista de Futebol estão ameaçadas por conta da pandemia de Covid-19. Em entrevista ao canal Máquina do Esporte, no YouTube, o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, alertou para a idade dos atletas e disse que a entidade já trabalha pensando em como fará para viabilizar as competições.

“Como é que você vai manter jogadores menores de idade, treinando em conjunto e sem um protocolo? No momento, estamos preparando uma estrutura para as partidas (campeonato profissional) com os portões fechados para terminar a competição. O departamento de competições já trabalho nisso. Mas vamos ter o menor número de pessoas possíveis. Vai ter a menor delegação possível no estádio, o staff, e fiscal não vai ter só vai ter apenas um delegado do jogo”, disse.

Além disso, para esta temporada, a obrigatoriedade dos clubes em terem ao menos uma categoria de base em atividade será suspensa, justamente por conta da Covid-19.

“A Federação informou aos clubes que não há obrigatoriedade de disputar a categoria de base. O nosso regulamento prevê que um clube profissional tem de disputar pelo menos uma competição na categoria amadora. Nós já informamos que não vai haver essa obrigação, acho pouco provável que aconteça, tanto que tenho conversado com os clubes que no sub-11,13,15 e 17 masculino e feminino, a chance é remota. Há uma pequena possibilidade no sub-20”, explicou.

Por fim, Bastos ainda prometeu mais uma reunião com os clubes para avaliar o futuro das competições de base nesta temporada.

“No momento correto, no momento que puder pensar nisso, só tem um caminho, chamar os clubes, conversar com eles e se for fazer, realizar a que eles acharem a mais interessante e a possível de ser feita. Hoje acho pouco provável que isso aconteça”, completou.