Nesta quinta-feira (15), o Santos comemora 110 anos de sua primeira partida oficial. O duelo justamente aconteceu contra o seu xará, o Santos Athletic Club, uma agremiação de origem inglesa, e venceu por 3 a 2, com o seu primeiro gol marcado pelo ponta-esquerda Arnaldo Silveira.
O Peixe foi fundado no dia 14 de abril daquele ano de 1912 e, evidente, já tinha realizado outras partidas. Mas essas tinham sido jogadas no campo da antiga rua Aguiar de Andrade, 49-E, Vila Macuco, no terreno de José Domingues Martins. Ali foram disputados vários jogos, mas eles não entram nas estatísticas oficiais do clube porque o campo não tinha as dimensões regulamentares.
O Santos foi a campo com: Julien Fauvel; Sidnei e Arantes; Ernari, Oscar e Montenegro; Adolpho Millon, Hugo, Nilo, Simon e Arnaldo Silveira.
O time dos ingleses entrou em campo com: Parsons, Kent e Deweck; Woodon, Seddon e Lee; Saul, De Saone, Allen, V. Cross e Harold Cross.
Segundo informações encontradas no Centro de Memória do Peixe, o jogo começou às 14h30 e acabou às 15h30, com tempos de meia hora. A primeira etapa terminou empatada em 1 a 1, gols de Arnaldo Silveira para o Santos e Lee para os ingleses. No segundo tempo, Arnaldo, novamente, e Millon marcaram para o Santos, enquanto Lee fez mais um para o adversário.
Nesse campo da Avenida Ana Costa o Alvinegro disputaria 14 jogos, mantendo-se invicto, com 11 vitórias e três empates. Lá conquistaria o Campeonato Santista de 1913 (a partir de 1915 o time passaria a mandar seus jogos no campo da avenida Conselheiro Nébias, que pertencia à Liga Amadora de Santos e depois passou para o Brasil FC).
Um dos detalhes importantes dessa estreia oficial do Santos é a presença decisiva de seus dois primeiros grandes jogadores: os pontas Adolpho Millon e Arnaldo Silveira. Jovens, a dupla já se destacava no time e em pouco tempo estariam entre os melhores do futebol brasileiro.
Vale destacar que em poucos anos, ambos foram titulares da primeira Seleção Brasileira da história, que conquistou a Copa Roca de 1914, na Argentina. E permaneceriam titulares do Escrete até o Sul-americano de 1919, a primeira grande conquista do futebol nacional.
Q massa cara