Julio Cesar Furch é ídolo no Atlas. (Créditos: Reprodução/Instagram)

O Santos acertou a contratação do atacante argentino Julio César Furch, na última quarta-feira (12). O jogador de 33 anos era um dos nomes analisados pela diretoria, e aprovados pelo técnico Paulo Turra.

Que ele é um jogador experiente, com passagens pelos times argentinos San Lorenzo, Belgrano, Olimpo e Arsenal, além dos mexicanos Veracruz, Santos Laguna e Atlas, você já sabia. Também que com 1,88 de altura, bom no jogo aéreo e no pivô, ele se encaixa como alternativa para o ataque, independente de uma possível saída de Marcos Leonardo.

Mas, e que ele é responsável pelo Atlas abrir uma garrafa de Whisky guardada por quase 70 anos, você sabia? Explica-se:

O Atlas havia sido campeão mexicano em 1951, seu primeiro e único título nacional até então. Em 1954, o clube foi presenteado pela cidade de Guadalajara com uma garrafa do whisky escocês Ballantine’s. O regalo porém, só poderia ser aberto com a condição de ser uma comemoração de um título da elite. Na caixa da garrafa inclusive, estava escrito a mão “Propriedade do Club Deportivo Atlas de Guadalajara para ser aberta quando a equipe ganhar um campeonato da Primeira Divisão”.

O clube foi vice-campeão em 1966, e venceu a Copa do México em 62 e 68, além da segunda divisão algumas vezes, mas o whisky foi guardado para triunfos maiores. Com o passar dos anos, a garrafa ganhou tamanha notoriedade que acabou sendo exposta ao lado da primeira taça no museu do clube, e chamava a atenção de quem visitava o local.

A segunda estrela foi conquistada dia 12 de dezembro de 2021, no Torneio Apertura da Liga MX, com vitória por 1 a 0 sobre o León no tempo normal e 4 a 3 na disputa de pênaltis, com Julio Furch cobrando o pênalti decisivo. Na comemoração, a garrafa foi finalmente aberta.

A caixa com a garrafa, na época, ao lado de uma taça no museu do Atlas (Créditos: David Medrano Felix)

Leia também: