Reprodução do site do jornal A Bola na noite de domingo

O novo técnico do Santos, Jesualdo Ferreira, trabalhou com o atacante português Ricardo Quaresma no Porto. O treinador cita o jogador como o exemplo de atacante que gosta de trabalhar enquanto Quaresma afirma que o técnico marcou a sua carreira.

A proximidade entre a dupla despertou o sonho de muitos torcedores do Santos de ver Ricardo Quaresma no Peixe em 2020. Alguns perfis de santistas nas redes sociais lançaram uma campanha para “convencer” o jogador a vir para o Santos. Torcedores invadiram o perfil do atleta com mensagens sobre o Peixe.

Neste domingo, perfis fakes circularam pelas redes sociais e grupos de whats app com imagem falsas de Ricardo Quaresma com a camisa do Santos, com posts falsos dele publicando que assinou com o Peixe e uma mensagem de twitter de um perfil turco dizendo que o atacante estava acertando com o Santos. Um perfil fake de nome Paco Belmonte publicou no twitter que a negociação era informação da jornalista Gabriela Moreira, mas a jornalista não fez qualquer publicação sobre o assunto (veja alguns exemplos abaixo).

As mensagens nas redes sociais confundiram os jornais europeus. Nesta segunda, o A Bola, um dos principais jornais de Portugal, publicou matéria dizendo que Ricardo Quaresma e Jesualdo Ferreira poderiam se unir novamente no Santos. No entanto, o jornal, do mesmo país de ambos, publica que a informação da negociação foi publicada pela imprensa da Turquia, país do Kisimpasa, atual clube de Quaresma.

Por outro lado, o principal jornal da Turquia, o Hurryet, publicou apenas nesta segunda em sua versão online uma matéria dizendo que Ricardo Quaresma estaria em negociação com o Santos. De acordo com o jornal, a informação da negociação foi publicada pelo…..jornal A Bola, de Portugal.

Ídolo em Portugal, Quaresma ainda tem contrato com o Kasimpasa até o fim da temporada europeia, no meio do próximo ano. O atacante tem 36 anos e passagens por grandes clubes do futebol europeu, como Barcelona, Inter de Milão, Chelsea, Sporting e Porto, entre outras agremiações.

Em entrevista ao jornal A Tribuna, o presidente do Santos, José Carlos Peres, afirmou que não existe qualquer negociação para a contratação de Quaresma.