Nathan foi afastado dos jogos do Santos após polêmica (Crédito: Leandro Reis/Santos FC)

O presidente Andres Rueda confirmou que existe uma dívida entre do Santos com o Vasco da Gama pelo lateral Nathan. Nesta semana, o time carioca entrou com uma ação na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) cobrando cerca de R$ 7 milhões pelo jogador.

Assim como publicou inicialmente o GE, o Vasco alega que apenas uma parcela do pagamento que anteriormente pertencia ao Boavista, de Portugal, foi paga. Na transferência de Nathan para o Peixe, o clube da Baixada Santista se comprometeu em terminar de quitar o valor.

Entre as possíveis punições, existe a possibilidade do transferban – bloqueio para novas contratações, filme de terror em que o Peixe viveu sob gestão do presidente José Carlos Peres e que o próprio presidente Rueda ajudou a resolver antes de ser eleito.

Em reunião no Conselho Deliberativo do Santos, Rueda descartou a possibilidade do bloqueio para transações de atletas. Existe a possibilidade de uma espécie de compensação de valores em que o Vasco teria que pagar ao Peixe pelas negociações envolvendo Rwan Seco e Carabajal.

“Realmente devemos ao Vasco. Mas isso aqui está longe de ir para o transferban. Isso vai ser consertado”, disse o cartola santista.

Em meio ao problema jurídico, Nathan deve ser negociado pelo Santos. Ele foi flagrado por torcedores do Peixe em uma balada na madrugada de segunda-feira (26) para terça-feira (27). Em nota, o clube informou que “quer atletas comprometidos e seguirá rigoroso nesse assunto”.

Natural do Rio de Janeiro, Nathan foi revelado na base do Vasco. Destaque na categoria sub-20, o lateral foi promovido aos profissionais em 2020, mas não estreou. Foi rapidamente vendido rapidamente para o Boavista, de Portugal, clube em que disputou 58 jogos, marcou dois gols e deu três assistências.

Contratado pelo Santos em agosto de 2022, Nathan chegou a ter oportunidades, mas sua passagem foi marcada mesmo por polêmicas. Em maio deste ano, teve um vídeo íntimo vazado na internet. Um mês depois, foi cobrado pelos torcedor do Peixe por um coração de forma irônica em uma derrota na Vila Belmiro. Ele chegou a se desculpar.

Aos 21 anos, Nathan tem contrato até dezembro de 2026 com o Alvinegro Praiano. Ele já fez sete jogos no Brasileirão e já não pode defender outro clubes na competição. No geral, são 33 jogos com a camisa do Santos.

Leia também: