Rueda segue dando respaldo ao técnico Odair Hellmann (Crédito: Santos FC)

O Santos venceu o Blooming-BOL por 1 a 0 nesta terça-feira (4), no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, na Bolívia. O Peixe teve dificuldades para furar a retranca boliviana, e conseguiu marcar na bacia das almas com Eduardo Bauermann de cabeça, nos acréscimos, depois de jogar quase todo o segundo tempo com um jogador a mais.

Internamente, o Peixe avalia a vitória como importante, principalmente em razão do triunfo do Newell’s Old Boys, grande adversário santista no grupo. Mesmo com atuação sem encher os olhos, a diretoria deu um “desconto” por conta do esquema proposto pelo Blooming-BOL, com linha de cinco homens e marcação forte.

Por outro lado, o Conselho Deliberativo do Santos mais uma vez ficou insatisfeito com atuação do Santos. Segundo apurado pelo DIÁRIO DO PEIXE, os membros argumentaram que, após tanto tempo sem jogos e com o tempo que Odair pediu, o time precisava mostrar alguma evolução, o que não aconteceu. As decisões do treinador foram muito criticadas pelas emissoras que transmitiram o jogo (SBT e Espn) e por torcedores nas redes sociais.

Entre a diretoria, encabeçado pelo presidente Andres Rueda, e o departamento de futebol, com Paulo Roberto Falcão, não há discussão sobre uma possível mudança no comando técnico da equipe. Esse foi o mesmo discurso em reunião do Conselho com o cartola.

Outro fator que desgastou a relação entre Odair, conselheiros do clube e torcedores foi a coletiva após o jogo contra o Blooming-BOL. O treinador aprovou o desempenho da equipe e afirmou que o time criou diversas chances e não deixou o adversário aproveitar de sua maior virtude: bola longa.

“Não, não concordo com você (desempenho ruim). Não foi um grande jogo das duas equipes, mas o Santos fez uma boa partida, sustentou a pressão inicial, que era importante. Depois foi criando espaço, criou algumas oportunidades claras de abrir o placar até antes da expulsão. Nós, nos 90 minutos, deixamos o adversário criar uma situação clara. O jogo foi todo esse, caracterizado por tentarmos progredir no campo, e eles em transição e bola longa. E nesse tipo de jogo, tem essa dificuldade. Mas mesmo assim, não criaram nenhuma dificuldade”, disse Odair.

Em reunião com conselheiros do Santos, Rueda foi questionado sobre a permanência do técnico Odair Hellmann após a eliminação na primeira fase do Campeonato Paulista. O presidente Rueda se esquivou do assunto e voltou a afirmar que não gastaria mais do que pode e que não endividaria o clube.

O Santos volta a jogar agora na próxima terça-feira, dia 11, diante do Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, no confronto de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Na Copa Sul-Americana, o Peixe volta a campo no dia 20, diante do Audax Italiano, na Vila Belmiro.

Leia também: