Kaiky foi vendido ao Almeria (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Por Guilherme Lesnok e Laura Marcello

O Santos acertou a venda do zagueiro Kaiky ao Almería, da Espanha, por 7 milhões de euros (cerca de R$ 37,5 milhões). O Peixe ainda terá lucro caso o defensor cumpra metas no clube espanhol. Ele tinha contrato com o clube até o final de 2026. Kaiky viaja ainda nesta segunda-feira (11). A informação inicial é do jornalista Ademir Quintino e confirmada pelo DIÁRIO DO PEIXE.

Um dos garotos mais novos a marcar gol na Libertadores, o zagueiro chegou ao Santos com oito anos de idade, para atuar no futsal. Aos 10 anos, foi transferido para o campo e integrado à categoria sub-11. Kaiky teve sua primeira oportunidade na equipe profissional em 2021, na estreia do Campeonato Paulista com o técnico Ariel Holan.

Em 2021 se firmou como titular absoluto da zaga santista, ao todo ele possui 55 jogos e 2 gols marcados. Ele é o jogador da base com avaliação mais positiva por outros grandes clubes da Europa. Além disso, o zagueiro acumula convocações para a Seleção Brasileira de base e atuando, inclusive, como capitão.

Kaiky é um dos atletas que o Barcelona, também da Espanha, tem a prioridade pela contratação. Foi um acordo  do Santos com o Barcelona sobre a dívida pela venda de Gabigol à Internazionale (ITA). Os catalães tinham a preferência para contratar o jogador. Como o clube não foi comunicado, o Peixe foi multado pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte).

Para conseguir eliminar essa dívida, o Peixe fechou um acordo com a equipe da Espanha oferecendo a garantia de compra dos jovens talentos Kaiky e Ângelo. A diretoria avisou o Barcelona, mas até o momento não exerceu sua prioridade.