Da Redação

Lance do jogo na Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

O Santos bateu o Flamengo por 2 a 1, de virada, neste domingo, na Ilha do Urubu, e garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2018. Os gols santistas foram marcados por Bruno Henrique e Arthur Gomes, enquanto Paquetá anotou para o Flamengo. Com a vitória, o Peixe chegou aos 62 pontos e garantiu, na pior das hipóteses, o quarto lugar do Campeonato Brasileiro, que ainda tem mais uma rodada, a 38ª, no próximo final de semana.

A vitória levou o Santos ao terceiro lugar, com a mesma pontuação do Grêmio e dois pontos a mais do que o Palmeiras. Na última rodada, o Peixe enfrentará o Avaí, na Vila Belmiro, e pode até conquistar o vice-campeonato, dependendo de uma combinação de resultados.

O Santos começou a partida procurando o ataque, mas foi pressionado por um Flamengo que precisava da vitória para se manter na disputa por uma vaga na Libertadores. Aos 7 minutos, após a cobrança de um escanteio, Paquetá aproveitou uma falha da zaga do Peixe e fez 1 a 0 de cabeça.

Mas o Flamengo teve pouco tempo para comemorar. Quatro minutos depois, Ricardo Oliveira disputou uma jogada com o goleiro Muralha, roubou a bola e tocou para Bruno Henrique empatar.

A partir dali, o Santos administrou a pressão flamenguista e foi para o intervalo com o resultado que já lhe garantia a vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Na segunda etapa, o cenário não mudou, com o Flamengo atacando e o Santos apostando nos contra-ataques. Deu certo para os santistas aos 28 minutos, quando Arthur Gomes, em sua primeira jogada, entrou em diagonal da esquerda para a direita e disparou um petardo que o goleiro Muralha não conseguiu defender.

O gol enervou ainda mais o time carioca e coube ao Peixe administrar a pressão nos minutos finais para consolidar sua posição entre os classificados para a fase de grupo do torneio continental.

FICHA TÉCNICA

Flamengo 1 x 2 Santos
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Renda: R$ 288.083,00
Público: 13.798 pagantes
Cartões Amarelos: Diego, Felipe Vizeu e Réver (Flamengo); Alisson e Jean Motta (Santos)
Gols: Paquetá, aos 7, e Bruno Henrique, aos 11 do 1º tempo; Arthur Gomes, aos 28 do 2º tempo

Flamengo: Muralha; Rodnei, Réver, Rafael Vaz e Renê; Cuéllar, William Arão (Vinícius Júnior) e Diego (Geuvânio); Ewerton Ribeiro, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu (Lincoln). Técnico: Reinaldo Rueda

Santos: Vanderlei; Vitor Ferraz, Luis Felipe, Noguera e Jean Motta; Alisson, Renato e Vecchio; Copete (Arthur Gomes), Ricardo Oliveira e Bruno Henrique (Matheus Jesus). Técnico: Elano