Marcelo Bielsa, por pouco, não revolucionou o futebol brasileiro em 2013. O treinador foi procurado pelo Santos para assumiu o lugar de Muricy Ramalho, demitido pelo clube. Por vários motivos, as negociações não foram concluídas. Nove anos depois, o nome do treinador volta ao cenário santista.
O Santos abriu conversas com o técnico argentino para discutir a possibilidade dele assumir o clube em 2023. O treinador está fora do mercado desde que deixou o Leeds, da Inglaterra, no começo do ano. A diretoria do Peixe já fez dois contatos com Marcelo Bielsa. O primeiro deles aconteceu no final de semana e o segundo nesta quinta-feira.
Mas, antes da famosa negociação em 2013, o Peixe procurou Bielsa em 2011. Quem conta é Pedro Luiz Nunes Conceição, antigo Diretor de futebol do Santos em 2010/11 e membro do Comitê de Gestão do clube entre 2012 e 2013.
“Em 2013 não foi a primeira vez. Antes, no início de Março de 2011, depois da saída do Adilson Batista, e antes da negociação com Muricy (Ramalho), procuramos o Marcelo e fizemos uma Conference Call de quase 1h30. Estávamos em quatro pessoas, ele havia acabado de se demitir da Seleção Chilena. Como ocorre com todas as gestões amadoras nos Clubes Brasileiros, tínhamos pressa, a Libertadores já em andamento, o Santos correndo risco de não se classificar… Marcelo, muito atencioso, educado e didático, pediu o vídeo de todos os jogos do Clube em 2010 para poder analisar, aí depois iríamos até a sua residência na Argentina. Enfim, era uma negociação demorada. Dias depois falamos com ele, agradecemos, explicamos porque não iríamos avançar, ele ficou honrado e de certa forma foi estabelecido um relacionamento, ainda que superficial”, disse Pedro Luiz Nunes Conceição.
Dois anos depois, o nome voltou à pauta e ganhou força na Vila. A diretoria do Santos foi até Madrid e se reuniu com o treinador por cerca de cinco horas. Ele falou sobre os atletas, condições de trabalho e fez algumas exigências. Confiante, o Peixe chegou a trocar documentos para anunciar o treinador, mas declinou.
“Em Julho de 2013, com a decisão da saída do Muricy, voltamos a contatá-lo, ele estava no Athletic Bilbao e não iria renovar com o clube Basco. Tínhamos um diretor executivo, o Felipe Faro, e fui “escalado” pelo CG para acompanhar a negociação. Fizemos então um tipo “bate-volta” até Madrid e nos reunimos com Marcelo e seu auxiliar das 22h até 3h da manhã. Papo longo, todos os nomes do elenco discutidos um a um e condições inclusive financeiras colocadas na mesa. No Brasil seguimos com as tratativas, com a aprovação claro do presidente Laor e CG, avançamos, trocamos minutas, os jurídicos se falaram. Negociação que exige paciência, resiliência e que envolvia o futuro do Clube. Daríamos, em tese, uma guinada. Por duas vezes ele adiou a chegada ao Brasil, por motivos justificáveis, mas não existia total segurança da gestão (estou falando de todos da gestão, não deste ou daquele) e na medida em que as negociações avançavam, acho que o Marcelo também sentiu uma insegurança, mas ele dedicou-se muito a conhecer o clube, estrutura, referencias no mercado e elenco (assistiu vários jogos e discutiu conosco jogador a jogador várias vezes, várias), pediu mais alguns poucos dias para terminar o projeto desportivo”, comenta Pedro Luiz.
“Disse que tinha consciência que era um profissional muito caro para o clube e que ainda precisaríamos investir em três a quatro jogadores, mas que temia que uma intercorrência nos primeiros seis meses levasse a uma pressão externa insustentável para que ele assumisse o time principal e que isto arruinaria o projeto. Ele entendeu a necessidade legitima do clube de uma definição urgente, mas não abria mão de passar o segundo semestre analisando as Séries A e B, conhecendo as categorias de base, o clube, a cultura para só assumir em janeiro de 2014, enquanto seu auxiliar comandava o time profissional”, completa o ex-dirigente.
Apesar de algumas ressalvas, Pedro Luiz Nunes Conceição elogia Bielsa e vê como grande oportunidade de revolucionar o futebol brasileiro, mas em momento inadequado, pelo menos anos atrás.
“Minha conclusão: o projeto Marcelo Bielsa era sim revolucionário, mas provavelmente para um momento inadequado. O Clube (a gestão) não estava preparado (o que se repete até hoje) para o receber sem medo de ser feliz. Para finalizar, o Clube deixou passar uma oportunidade ímpar para aprender, evoluir, ser vanguarda, protagonista. O futebol brasileiro também perdeu essa oportunidade. Torço demais para que dessa vez dê certo”, completa Pedro Luiz Nunes Conceição.
Marcelo Bielsa tem 67 anos e é referência para toda uma geração de técnicos, como Pep Guardiola e Jorge Sampaoli. Ele surgiu com destaque no Newell’s Old Boys no começo da década de 90, quando conquistou o título argentino e o vice da Copa Libertadores. Trabalhou na França, Espanha, México, Itália e Inglaterra. Foi técnico da Seleção Argentina entre 98 e 2004 e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Desta vez, o Bielsa fará uma ação filantrópica e aceitará um contrato com valores baixos?
Para quem grita pro mundo e universo que não tem dinheiro, essa história está muito estranha.
…sinceramente não dá pra entender esses “torcedores” do Santos Futebol Clube. Se o time não ganha, descem o sarrafo pedindo para diretoria contratar técnico de nível qualificado! Quando a diretoria/Presidente, para tentar atender o clamor desses que se acham “Técnicos”, que sabem tudo, que entendem tudo, procura contratar um técnico super qualificado para fazer com que se tenha um time qualificado a nível de ser campeão em várias competições, aí vem esses corneteiros e só descem o pau no Presidente, na diretoria… (…)!
Ah, quer saber? Vão lamber sabão seus… !!!
O Santos está devendo 2 meses de direito de imagem a esse grupo de jogadores.
Tem dívidas renegociadas até o fim de 2023 quando termina a gestão Andres Rueda.
Pensar em Marcelo Bielsa é errado ? Claro que não.
Mas aí vem a pergunta, Andres Rueda irá dar 100 a 150 milhões de reais a ele para contratar quem ele quiser ? Se sim pode trazer na hora.
Vai vender o Ângelo e o Marcos Leonardo e dar o dinheiro para Bielsa gastar ?
Queria entender o projeto de Andres Rueda.
O Santos tem que pensar grande como grande time que és, mas não estou conseguindo entender essa mudança de rumo até porque Bielsa e seus auxiliares irão custar um fortuna por mês ao Santos.
Não e com Camacho, Sandry, Luiz Felipe, Auro, Madison e Cia que o Bielsa irá conseguir fazer do Santos um time para ganhar títulos e para se ganhar títulos tem que se contratar e investir.
Aí vem a pergunta …. Da onde vira o dinheiro.
Fernando, temos duas certezas na gestão Rueda: A primeira é que ele conduz a parte administrativa muito bem e a segunda é que não tem a menor condição de conduzir a parte esportiva.
Não existe equilíbrio na gestão dele, como não tem um elenco minimamente competitivo, não fatura nada com premiações. Ou seja, ele vive de receitas ordinárias e possíveis vendas de jogadores apenas.
Penso a mesma coisa que vc, seria mais fácil o Rueda vir a público e explicar a situação financeira e se realmente 2033 vai ser o ano das contratações conforme ele mesmo disse aí sim daria para entender o projeto dele .
Essa história de 2023 é conversa fiada, exceto se o Santos ganhar o prêmio total da mega da virada.
Vocês têm cacife pra pagar o homem?
Tem grana pra dar jogadores bons a ele?
Se não.
Deixem de lorota e tratem de não rebaixar o time
Faça o favor, nem direito de imagem tá em dia, querem contratarum cara que recebe em euros..
Amadorismo total….
Tão brincando com a cara dos santistas só pode ser dv aos jogadores se pode chamar isso de jogadores, ñ sb o certo qdo paga, ñ livrou ainda da rebaixamento, e vem dizer q vai contratar Bielse, acredite quem quizer acreditar eu ñ. Uma se o Bielse topasse iria fazer um monte de exigências, fora o salário. Se ñ conseguiram cumprir nem mesmo as promessas feitas ao gde busto, será q vão cumprir com o Bielse, ex a questão.
SO QUEM.FOR MUITO TROUXA PARA ACREDITAR NESSA HISTORIA…ISSO NAO E MAIS DO QUE CONVERSA DE MALANDRO PARA CIMA DE DELEGADO…
Não acho que o Bielsa vai querer disputar a série B do brasileiro 2023.
Rueda por favor meu filho, nós estamos em 2023. E não 2013. Elenco de hoje é simplesmente um lixo comparado ao de 2013.
O Bielsa é profissional fenomenal. Temos que ter os pés no chão e saber que pode não acontecer, mas se ele vier, com certeza vai revolucionar.
O elenco do Santos em si não é ruim. Não é o melhor e carece de peças, mas não é ruim. São é mal treinados e preguiçosos, salvo exceções. João Paulo é um baita de um goleiro; Bauermann um baita de um zagueiro; Lucas Pires tem futuro; Rodrigo Fernández é um baita de um volante; Carabajal não há como julgar ainda, mas mostra técnica na minha visão, isso só o tempo dirá; Soteldo, Marcos Leonardo e Ângelo são bons jogadores (Ângelo é controverso para alguns rsrs mas eu o vejo como bom jogador e andorinha sozinha não faz verão)… Falta é um lateral-direito, até que o Nathan se mostre de fato; um segundo volante e um zagueiro pela direita (já elogiei o Maicon, mas ultimamente não tem feito por merecer).
Como sugestão, trazer o Pituca, negociando parcelas com os japoneses; tentar o Rodinei, lateral-direito do Flamengo, que não vai renovar (só não sei o quanto ele ganha); e zagueiro direito tem que ver alguns nomes. Tem um do Cruzeiro, se não me engano, que é bom jogador.
Enfim, já me estendi muito. O elenco não é ruim, o Bielsa vai botar esses caras para jogar nem que seja com chicote no lombo e o Santos vai, sim, ser diferente para melhor com ele, ainda mais se ele atuar como manager (técnico + departamento de futebol).
A gente sabe que o Santos parcelou bastante dívidas, estouraram algumas bombas depois, como o empresário do Cueva, por exemplo, mas o Santos também precisa buscar outras receitas se quiser investir em um profissional como o Bielsa e sua equipe, além de jogadores que venham para ser titulares. Sugestões:
Mandar jogos em São Paulo; realizar novamente a SantosFest em outros locais como a cidade de Londrina, a qual tem muitos santistas e mandar jogos no Estádio do Café; Tentar novamente um plano de sócios a R$ 10,00; divulgar mais o “pet santista” (acho que é esse o nome) que eu nem sabia que tinha e acabei descobrindo porque entrei no site e comecei a fuçar; realizar amistosos com homônimos de fora, tais como o Santos Laguna, algum Santos da África para estreitar as ligações com o continente, e o Santos jogar com o uniforme que homenageia a África… enfim, há essas e mais outras possibilidades. O Santos só precisa explorar. Quem sabe até fazer uma parceria com a Shonnen e vestir alguns personagens de mangá com a camisa do Santos formando um time (Goku, Naruto, Ichigo do Bleach, Meliodas, Saitama do One Punch Man…). Isso é pensar no futuro, formar torcida enquanto gera receita. O Santos é a maior marca do mundo!
Mario, amigo, parabens, parabens, parabens.Voce e um exemplo de torcedor.Critica com educaçao quando acha que tem que criticar, elogia quando julga que é merecido e da um monte de sugestoes para a melhoria do time.Como seria bom se todos os santistas seguissem o seu exemplo.Parabens e abs.