Demora na contratação de diretor executivo de futebol atrasou chegada de reforços (Crédito: Reprodução/Santos FC)

Os tão aguardados reforços ainda não chegaram e, segundo mandatários santistas, não devem chegar a tempo da viagem do Santos ao México para intertemporada. A viagem está marcada para esta quarta-feira, dia 4, data muito próxima para que seja possível concretizar a negociação e apresentar algum jogador. Dois amistosos estão marcados no país: contra o Monterrey, no sábado, dia 7, e diante do Querétaro, na terça-feira, dia 10.

Já se passaram quase 20 dias desde a parada do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo, mas o Peixe ainda não obteve sucesso no mercado de transferências. Pelo menos não no ‘setor de compras’, já que anunciou a venda de Rodrygo ao Real Madrid e também deve negociar o zagueiro Lucas Veríssimo.

Sem um diretor executivo de futebol desde a saída de Gustavo Vieira, o Peixe esperava o acerto com Ricardo Gomes para o cargo antes de avaliar a chegada de reforços. Assim, o tempo foi passando e, quando voltou de férias, Jair Ventura viu seu elenco exatamente igual ao que era.

O Santos apresentou Ricardo Gomes como novo executivo apenas no dia 21 de junho. Mesmo assim, a negociação mais avançada do Peixe, com o meia uruguaio Carlos Sánchez, não é tratada pelo cartola, mas diretamente pelo presidente José Carlos Peres. O Santos já tem um acerto com o Monterrey, do México, atual clube do meia, mas ainda esbarra na questão salarial e na participação da Seleção Uruguaia na Copa do Mundo. Sánchez só quer discutir seu futuro após a Copa, e o Uruguai já está nas quartas de final.

Já o meia Bryan Ruiz, que disputou a Copa do Mundo pela seleção da Costa Rica – já eliminada -, está praticamente descartado. Ele ainda tem mercado na Europa e não quer vir para o Brasil neste momento. Antigo sonho da diretoria, Lucas Zelarayan também é carta fora do baralho por conta dos altos valores pedidos pelo Tigres. O Peixe negocia com um centroavante sul-americano que atua na Europa, mas o nome é mantido em sigilo.