Santos foi punida pela briga com torcedores do Grêmio (Crédito: Raul Baretta/ Santos FC)

O Santos foi julgado e punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela briga entre sua torcida com a do Grêmio na derrota por 1 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe precisará pagar uma multa de R$ 20 mil.

A equipe da Vila foi punida com base no Art.213 do CBJD, que fala em “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto”. O Grêmio, por outro lado, foi absolvido. Segundo o STJD, o clube trabalhou com um “um bom contingente de policiais” no duelo.

Pelas imagens, foi possível ver gremistas e santistas trocando xingamentos até que, em certo momento, um grupo de torcedores do Santos atravessou o portão que dava acesso para torcida mandante e uma grande confusão generalizada iniciou. Minutos depois, o conflito foi controlado pela Brigada Militar.

O árbitro que comandou a partida, Wilton Pereira Sampaio, relatou em súmula o ocorrida. O registro mostra que santistas invadiram o local e arrancaram faixas da torcida do Grêmio. Apesar do fato, o segundo tempo não houve atrasos.

Na súmula, o árbitro Wilton Pereira Sampaio afirma que foi informado do incidente pelo coordenador da CBF na partida. O documento relata a invasão dos santistas no espaço destinado aos gremistas, faixas arrancadas e um princípio de confusão, que não atrasou o início da segunda etapa.

“Informo que no retorno do intervalo, fui informado pelo coordenador da CBF na partida que torcedores do Santos invadiram a área destinada a torcida do Grêmio, arrancando faixas e gerando um princípio de confronto com a torcida adversária, tendo que ser contidos pela policia presente no local. Após conterem os referidos torcedores o policiamento deu total garantia de segurança à continuidade da partida. Informo ainda que o fato citado não causou atraso no reinicio do jogo”, disse Wilton Pereira Sampaio.

Leia também: