O Santos foi multado pela Conmebol em 15 mil dólares pela utilização de imagens do empate em 1 a 1 contra o Banfield, na Vila Belmiro, ainda pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. A multa está inclusa no artigo 7.6 que prevê algumas normas para a divulgação de imagens para a televisão e redes sociais.
A multa será automaticamente deduzida do valor a ser recebido pela Conmebol no conceito de direitos de Televisão ou Patrocínio.
Confira a nota da Conmebol:
1º. IMPOR ao SANTOS FUTEBOL CLUBE uma multa de USD 15.000 (QUINZE MIL DÓLARES) pela violação do artigo 7.6 do Manual do Clube CONMEBOL Sudamericana 2022. O valor desta multa será automaticamente deduzido do valor a ser recebido pelo Clube CONMEBOL .no conceito de direitos de Televisão ou Patrocínio.
2º. ALERTA EXPRESSAMENTE O SANTOS FUTEBOL CLUB que, em caso de reiteração de qualquer infração à disciplina esportiva de natureza igual ou similar àquela que ensejou este procedimento, aplicar-se-á o disposto no Art. 31 do Código Disciplinar da CONMEBOL, e as consequências que daí podem derivar.
3º. NOTIFY e arquivo cumprido.
Não há recurso contra esta decisão.
Veja o artigo 7.6 no regulamento de Manual da Conmebol Sul-Americana 2022:
TV E REDES SOCIAIS DOS CLUBES
As TVs e redes sociais dos clubes podem gerar imagens para seus canais, mas deve respeitar as seguintes regras:
PRÉ-JOGO
• Estão autorizados a gravar conteúdos até 20 minutos antes do início do jogo. A prioridade é sempre da Emissora Anfitriã, portanto, as emissoras de televisão dos clubes devem estar atentas às câmeras da transmissão, não interferindo ou se colocando na frente deles.
• As imagens gravadas na visualização podem ser carregadas em seus canais/redes uma vez que o jogo começou.
DURANTE A PARTIDA
• A geração de conteúdo (transmissões ao vivo, gravações, etc.) a partir de 20 minutos antes do início e até o final da partida é proibido (mesmo durante a entrevista em flash).
• Não poderão acessar as arquibancadas ou qualquer outra parte do estádio com visão para a FOP, com suas instalações. Gravação ou filmagem da partida, bem como sua transmissão ao vivo, entrevistas ou qualquer outro evento, mesmo que sua transmissão seja online.
DEPOIS DO JOGO
• Não é permitido tirar fotos do campo de jogo após o término da partida.
• Eles não poderão entrar na FOP ou entrevistar os jogadores. Eles só têm o direito acesso à zona mista e à conferência de imprensa, com os mesmos direitos que os NRH. Eles não podem se apresentar ao vivo, então todo o seu material deve ser gravado.
• O uso nas redes sociais ou qualquer outra plataforma do clube das imagens da partida que a CONMEBOL entrega aos clubes para análise técnica.
REDES SOCIAIS
• O clube/atleta está autorizado a produzir fotos e vídeos desde a chegada do ônibus até o estádio, vestiários e aquecimento. A produção e publicação deste material deve ser feito até KO-20min e não deve de forma alguma ser feito ao vivo (usando a função ao vivo e/ou dispositivos móveis, como U ao vivo, para carregar o sinal ao vivo).
• É expressamente proibida a produção de imagens de vídeo durante a partida. (Fotos podem ser tiradas).
• A prioridade da geração de conteúdo é sempre da emissora anfitriã, do Equipe digital da CONMEBOL e os titulares dos direitos, portanto, os clubes es atletas devem respeitar essa prioridade e não interferir na transmissão global.
• As imagens das partidas devem ser solicitadas aos Titulares de Direitos. O não cumprimento das disposições acima mencionadas incluídas neste capítulo constituirá uma infração disciplinar e, consequentemente, a Comissão Disciplinar da CONMEBOL punirá o infrator com multa mínima de US$ 15.000
Além de ter que aturar esses perninhas mal acabados jogando, temos que lutar contra todos.
Santos contra tudo e contra todos e contra o proprio time que é ruim que doi
Eu li meio correndo por não ter tempo agora, mas não identifiquei a forma como o Santos teria utilizado as imagens (se foi durante o jogo, por exemplo). A matéria diz que o Santos foi multado por utilizar as imagens e traz o que diz no artigo, mas não diz como o Santos pode ter cometido a infração e nem por qual meio (YouTube, por exemplo). Fiquei na dúvida.
Se for descumprimento do regulamento sobre uso de imagem é amadorismo do SFC, simples assim.
O santos nao precisa de adiversarios, parte de sua torcida ja faz o papel. Essa gente deveria saber que sao só torcedores (mesmo sendo do contra) e nao dirigentes.
Não adianta reclamar. Sempre haverá punição e “apito amigo” contra o Santos.
O problema do Santos é política junto a CBF. Enquanto ficar reclamando publicamente e ser um dos cabeças na formação da Nova Liga de futebol, sofrerá consequências nos seus jogos.
Todos os lances serão revisados minuciosamente e na dúvida será contra o Santos.
Como diz o ditado popular: “Aos amigos da CBF tudo, aos inimigos a Lei”.
Vqv contra tudo e contra todos.
Sr.presidente, do Santos FC, um ano difícil, então, tomar cuidado com o VAR, parece que querem jogar para a Série B, porque nunca beijou a lona.