Santos e Vasco entraram em campo para uma verdadeira decisão neste domingo (1º), na Vila Belmiro. O estádio estava lotado, o clima era tenso, mas o jogo não valia título, e sim um passo fundamental para manter vivo o sonho de permanência na elite do Campeonato Brasileiro para ambos os times.
A atmosfera criada com o corredor de fogo e o Alçapão lotado foi perfeita. Fechado com o treinador interino Marcelo Fernandes, muito festejado após a vitória sobre o Bahia, o Santos sufocou o time carioca desde os primeiros minutos e, enfim, conseguiu o que buscava desde a 18ª rodada: sair da zona de rebaixamento. E com direito a goleada.
A vitória por 4 a 1 teve de tudo: nervosismo, briga, gol anulado e, o melhor de tudo, alegria. No fim, o resultado levou o Alvinegro Praiano aos 27 pontos, suficientes para ultrapassar o próprio Vasco, o Bahia e o Goiás. Mesmo que o Esmeraldino vença o líder Botafogo na segunda-feira (2), o Santos fechará a 25ª rodada fora do bloco dos quatro piores do Campeonato Brasileiro.
O Peixe volta a jogar pelo torneio nacional no próximo domingo (8), fora de casa, diante do Palmeiras, também às 16 horas. O clássico não será disputado no Allianz Parque, estádio rival, cedido para um show, e acontecerá na Arena Barueri.
O jogo
O Santos começou o jogo um pouco nervoso, e foi o Vasco quem tomou a iniciativa nos primeiros minutos do decisivo duelo. O panorama mudou justamente no primeiro ataque do Peixe, quando Marcos Leonardo foi derrubado na área.
Anderson Daronco mandou seguir, mas o VAR chamou e, ao rever o lance pelo vídeo, o árbitro colocou a bola na cal. Marcos Leonardo bateu forte, Léo Jardim pulou, mas não chegou, para alegria dos mais de 13 mil torcedores presentes à Vila Belmiro: 1 a 0.
Mesmo após abrir vantagem o Peixe continuou errando demais e dando muito campo ao Vasco, que chegou ao empate aos 30 minutos com Vegetti, complementando um contra-ataque após erro de Kevyson: 1 a 1.
O gol vascaíno, ao contrário do esperado, causou efeito reverso no Santos. Em dois lances seguidos, o Peixe pulou novamente à frente e logo depois, ampliou. Tomás Rincón, de cabeça, após cobrança de escanteio de Soteldo e desvio de Dodô, fez 2 a 1 aos 46.
O gol de desempate do nosso general! 🫡⚽️ pic.twitter.com/L6OqaPnevR
— Santos FC (@SantosFC) October 1, 2023
Na sequência, Rincón roubou a bola e serviu Jean Lucas, que avançou em velocidade e tocou para o artilheiro Marcos Leonardo, que chutou de primeira, cruzado, sem chances para Léo Jardim: 3 a 1 e boa vantagem na descida para os vestiários.
Ele craaaaaaaaaaaaaaaaaaaaava muito! ⚽⚽ pic.twitter.com/Pv80T7lpNj
— Santos FC (@SantosFC) October 1, 2023
Segundo tempo
O Santos começou o segundo tempo em cima do Vasco e Marcos Leonardo chegou a fazer o quarto gol do Peixe, seu terceiro no jogo, logo no início, após jogada de Soteldo, mas o VAR anulou o lance porque o camisa 9 estava um pouco à frente da linha da bola.
Aos 10 minutos, Soteldo resolveu fazer graça e se equilibrou em cima da bola. Sebastian se irritou e chegou forte no camisa 10, provocando uma confusão generalizada, com Medel, Messias, Vladimir, João Paulo, Fernández e muitos outros trocando empurrões e solavancos.
No fim, com o auxílio das imagens do VAR, Anderson Daronco distribuiu amarelos para Soteldo, João Paulo e Sebastian, que agrediu o camisa 10 santista, além de expulsar Lucas Lima e Medel, que se exaltaram mais do que o normal durante o “combate”.
Depois da briga generalizada, o jogo caiu de ritmo, msa o Santos se mostrou melhor organizado, e chegou ao quarto gol sem muitas dificuldades. Rincón lançou Marcos Leonardo, que tentou encobrir Léo Jardim. O goleiro defendeu, mas, na sobra, Jean Lucas tocou para Rincón, que serviu Soteldo, o estopim da confusão, fechar o placar: 4 a 1.
O golaço 𝘥𝘦𝘴𝘯𝘦𝘤𝘦𝘴𝘴𝘢́𝘳𝘪𝘰 de Soteldo! 😏 pic.twitter.com/RC314n46R6
— Santos FC (@SantosFC) October 1, 2023
FICHA TÉCNICA
SANTOS 4 X 1 VASCO
Data e hora: 1° de outubro de 2023, às 16h (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
Quarto árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Árbitro de Vídeo: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Dodô, Tomás Rincón, Soteldo, João Paulo (Santos), Sebastian (Vasco)
Cartões vermelhos: Lucas Lima, Rodrigo Fernández (Santos), Medel (Vasco)
GOLS
Marcos Leonardo (1 x 0 – pênalti), aos 14, Vegetti (1 x 1), aos 30, Tomás Rincón (2 x 1), aos 46, Marcos Leonardo (3 x 1), aos 47 minutos do 1º tempo; Soteldo (4 x 1), aos 30 minutos do 2º tempo.
SANTOS: João Paulo; João Basso, Joaquim e Dodô (Messias); Lucas Braga, Tomás Rincón (Camacho), Jean Lucas (Nonato), Lucas Lima e Kevyson; Soteldo (Dodi) e Marcos Leonardo (Furch). Técnico: Marcelo Fernandes
VASCO: Léo Jardim, Puma (Maicon), Medel, Léo, Lucas Piton, Zé Gabriel (Sebastian), Praxedes (Payet), Paulinho, Marlon Gomes (Jair), Gabriel Pec (Alex Teixeira) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Leia também:
No geral, grande partida do Santos!
Uma menção honrosa ao Rincón, melhor em campo, monstro!
Dá-lhe Peixe!
Cadê os especialistas que reclamam do Marcos Leonardo? Antes termos um bundudo que faz gols do que um bando de bundas que só sabem reclamar… pra cima deles Santos
Concordo. As críticas ao ML são simplesmente ridículas dos verdadeiros “jênios”.
Como os idiotas rosnam,o pé de rato colocou duas bolas nas redes.
Viva artilheiro Marcos Leonardo, e boa sorte na Europa. bem longe dos torcedores imbecis.
Imbecil ….tu é qualquer coisa menos torcedor do Santos
Fica triste não
3 pontos pra conta, parabéns peixão, só manter essa pegada.
Chupa o timeco de merda de codinome Basco e a SAF do tráfico.
Time jogou bem. Rincon, o melhor em campo. Marcos Leonardo e Soteldo arrebentaram. Nosso Lucas Braga é esforçado, mas erra muito. Pena que não vamos ter Lucas Lima e Soteldo contra o Palmeiras. De repente colocar o Furch na frente e recuar um pouco o Marvos Leonardo. E colocar o Nonato.
Excelente resultado, embora melhor do que o jogo coletivo apresentado. Concordo com a análise aqui. Já escrevi aqui outras vezes que o Santos tem hoje um potencial de jogo maior do que o costumeiramente apresentado. Temos um ótimo centroavante, um primeiro e um segundo volantes bem acima da média e um atacante também muito habilidoso. O elenco é bastante desequilibrado, mas esses jogadores podem fazer a diferença, como fizeram hoje. Marcelo Fernandes, humildemente, tem feito o simples e isso foi suficiente nesses dois jogos. O Tostão já dizia que treinador que escala os jogadores nas posições corretas já tem meio caminho andado para que seu trabalho dê resultados. E nada melhor do que ganhar do time da 777, a SAF que comprou o Vasco e não pagou pelos jogadores que trouxe. Muita ingenuidade – ou melhor, oportunismo raso – achar que vender o futebol profissional para uma sociedade anônima será a solução para os problemas do clube.
Valeu! Ao menos com o presuntinho,os jogadores estão jogando com vontade e união.
Tem que continuar até o fim do campeonato,nada de trazer novo técnico.
Falta só 17 pontos.
Apesar da vitória, não gostei do time hoje! Principalmente no primeiro tempo. Depois entrou de graça em confusão desnecessária e perdeu titulares para o próximo jogo.
A goleada disse tudo. Não há argumento que contraponha resultado tão expressivo. Nem mesmo uma ou outra falha individual seria suficiente para empanar o brilho da conquista. Hoje é dia de comemorar e elogiar o feito da equipe. Todos os envolvidos estão de parabéns!
Detalhe: o gol de T Rincón foi um chute pé direito e não de cabeça.
Tem que evoluir, porque ainda tem muito que remar para não ser rebaixado.
Vai ter jogos muito difíceis pela frente.
Mais já foi um começo,da esperança para o torcedor.
Essa vitória foi de encher a gente de esperança gostei demais do time hoje! O primeiro tempo.mostrou um Vasco mais organizado, porém, o Peixe foi certeiro nas finalizações e o que vale é bola na rede. No segundo tempo matou a pau. Agora o time ganha mais confiança e pode render ainda mais e quem sabe um bom resultado contra o Palmeiras possa nos distanciar ainda mais da ZR. E dá-lhe Peixe!!!
A torcida estava merecendo uma vitória dessas, que alegria gritar gol do nosso peixe , agora é continuar evoluindo e vencendo jogos , pra cima deles santoooss
Uma vitória opera milagres! Além de alegrar o ambiente afasta os pessimistas de plantão. Principalmente, aqueles, contaminados pelo complexo de mãe dinah, incapazes de se alegrar mesmo quando o time venc3. É fácil indentifica-los. Notem como eles desaparecem quando isso ocorre. Não são santistas. Trata-se apenas de gente frustrada, mal amada, em busca de notoriedade. Tenho muita pena deles. Porėm, o mesmo não posso dizer dos baba-ovos contumazes. Esses são imperdoáveis