Copete fez o gol da vitória santista no último confronto contra o Grêmio (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Atual campeão da Copa Libertadores da América, o Grêmio não assusta e nunca assustou o Peixe. Na história do confronto, foram 85 jogos, com o Santos levando vantagem sobre o clube gaúcho: foram 35 vitórias alvinegras, contra 27 do Grêmio e 23 empates. O Peixe já balançou as redes gremistas 115 vezes e levou 90 gols.

As duas equipes, que neste ano buscam o tetracampeonato da Libertadores, feito inédito para um clube brasileiro, pelo Brasileirão (incluindo Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa) já se enfrentaram 65 vezes, com 26 vitórias do Santos, 19 do Grêmio e 20 empates. Na Arena, palco da partida deste domingo, a vantagem é do time gaúcho, que em sete partidas venceu três e só perdeu uma vez para o Peixe, com três empates.

No último duelo pelo Campeonato Brasileiro entre os dois clubes, o Peixe fez valer seu retrospecto e o mando de campo, vencendo a partida por 1 a 0 – o jogo foi realizado na Vila Belmiro em 19 de novembro do ano passado. O gol santista foi de Copete, que foi titular na última partida do Santos, contra o Nacional-URU, mas deve deixar o time com a volta de Eduardo Sasha, recuperado de uma lesão de tornozelo.