O técnico Jair Ventura diz que nem pode pensar em derrota diante da Ponte Preta (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Depois de conquistar o bicampeonato paulista em 2015 e 2016, o Santos viu o sonho do tri escapar após ser eliminado nas quartas de final do Paulistão 2017 pela Ponte Preta, justamente o adversário desta noite, às 19h30, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

No ano passado, Santos e Ponte Preta ficaram no mesmo grupo na primeira fase. Nas quartas, a equipe de Campinas venceu o primeiro jogo em casa por 1 a 0 e o Peixe deu o troco no Pacaembu. Na decisão por pênaltis, a Ponte Preta levou a melhor e depois chegou até a final da competição enquanto o Santos teve a pior campanha em 9 anos na competição.

No reencontro desta noite, o Peixe terá um técnico diferente (Jair Ventura está na vaga de Dorival Júnior) e três titulares confirmados da derrota por 1 a 0 em 2017: Vanderlei, Victor Ferraz e David Braz. A equipe ainda tinha Lucas Veríssimo na zaga, Jean Mota na lateral esquerda, Renato, Thiago Maia e Lucas Lima no meio-campo, Bruno Henrique, Ricardo Oliveira e Vitor Bueno no ataque.

Destes, Lucas Veríssimo e Bruno Henrique foram vetados pelo departamento médico, o volante Renato foi poupado e o meia Vitor Bueno se recupera de uma lesão no joelho. Thiago Maia, Lucas Lima e Ricardo Oliveira deixaram o clube. Jean Mota é uma das opções para a vaga de Renato.

Mais do que vingar-se da eliminação em 2017, o Santos precisa vencer a Ponte Preta para recuperar-se na competição depois de ser surpreendido em casa pelo Bragantino na última segunda-feira. Para isso, além das mudanças forçadas, o técnico Jair Ventura pode fazer mais uma mudança na equipe e dar nova chance ao garoto Caju na vaga de Romário, que ainda não agradou aos torcedores.

Em seu terceiro jogo no comando da equipe, Jair Ventura sabe da necessidade de voltar a vencer para ter mais tranquilidade para trabalhar no Peixe.

“A gente nem pensa em derrota, não posso pensar em derrota. Não posso entrar contra a Ponte pensando que eu vou perder e ficar pressionado”, afirmou o treinador.

O Santos deve começar a partida desta noite com a seguinte formação: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Luiz Felipe e Caju (Romário); Alison, Copete, Matheus Jesus (Jean Mota), Vecchio e Arthur Gomes; Rodrigão.

O árbitro da partida desta noite será Flávio Rodrigues de Souza, que esteve envolvido na polêmica partida contra o Flamengo na Copa do Brasil de 2017.