A equipe do técnico Jorge Sampaoli vive o seu pior momento na temporada 2019. Depois de liderar o Campeonato Brasileiro, o Peixe segue agora um novo rumo na competição, isto é, ladeira abaixo.
Nas últimas sete rodadas o Santos conquistou apenas cinco pontos dos 21 disputados. Os seguidos fracassos não só custaram o primeiro lugar da competição, como fizeram o time cair para a terceira posição e ter uma campanha de time de rebaixamento.
O DIÁRIO DO PEIXE somou os pontos de todas as equipes nesses últimos sete jogos e o Santos estaria no Z4 com o cinco pontos somados. Atrás do Peixe só estariam Chapecoense (time que o Santos ganhou nesse período), Goiás (joga nesse domingo de noite contra o Fluminense e pode somar mais pontos que o time de Sampaoli nesses sete jogos se vencer o Fluminense) e Atlético-MG (joga apenas na segunda-feira e também somaria mais pontos que o Peixe se vencer o Avaí).
Avaí, Cruzeiro e Fluminense, que estão nesse momento no Z4 do Brasileirão, somaram nessas sete rodadas mais pontos que o Peixe, situação que mostra o declínio do equipe na competição de uma forma muito simples.
Na próxima rodada, o Santos enfrentará o Fluminense no Rio de Janeiro. E os três pontos desta vez são mais do que necessários para o clube, pois mais do que ficar no Z4 em oito rodadas, com o revés a equipe corre o risco de despencar na tabela real do Campeonato Brasileiro.
Das equipes que formam o G6, apenas o Peixe não ganhou na rodada. Com 37 pontos, o Santos está agora apenas um ponto na frente do Internacional (4º colocado) e dois a mais que Corinthians (5º) e São Paulo (6º).
Não existe preocupação real nesse momento de rebaixamento, mas o título que o torcedor sonhava está cada vez mais distante, e agora até a vaga na Libertadores está por um fio, ou melhor por pouquíssimos pontos.
Como estaria a classificação do campeonato só contando as últimas sete rodadas.
Flamengo – 21 pontos
Internacional – 16 pontos
Palmeiras – 14 pontos
Grêmio – 14 pontos
Bahia – 12 pontos
Corinthians – 12 pontos
São Paulo – 11 pontos
CSA – 11 pontos
Vasco – 10 pontos
Cruzeiro – 8 pontos
Fortaleza – 8 pontos
Botafogo – 8 pontos
Athletico-PR – 8 pontos
*Avaí – 8 pontos
Goiás – 7 pontos
Fluminense – 6 pontos
Ceará – 5 pontos
Santos – 5 pontos
Chapecoense – 4 pontos
*Atlético-MG – 3 pontos
* Não estão computados os pontos dos jogos entre Avaí x Atlético-MG nessa última rodada
Ainda bem que faltam 18 rodadas, espero que esses craques consigam pelo menos 8 pontos e se mantenham na primeira divisão.