Caio Henrique quando ainda atuava pelo Sub-15 do Santos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra/Santos FC)

Faltam menos de 72h para o fechamento da janela internacional de transferências no Brasil. Isso quer dizer que após o dia 2 de abril, segunda-feira, o Santos não poderá mais contratar nenhum jogador que esteja atuando no futebol internacional. Pelo menos não até o dia 20 de junho, quando a janela se abre novamente para os clubes brasileiros poderem contratar atletas do exterior.

A principal carência do time é o meio-campo. O técnico Jair Ventura tenta encontrar o jogador para assumir a titularidade na armação de jogadas do Peixe desde o início da temporada. Já foram testados Emiliano Vecchio, Jean Mota, Léo Cittadini, Vitor Bueno, Diogo Vitor e até Rodrygo, atacante de origem, mas que já desempenhou a função na base.

Sem sucesso nas tentativas, o Santos segue no mercado em busca do camisa 10. Desde o início do ano se arrasta a novela mexicana pelo meia Lucas Zelarayan, do Tigres-MEX. O presidente José Carlos Peres viajou para o país na última quinta-feira para tentar a última cartada santista pelo jogador. Zelarayan quer jogar no Santos, mas os mexicanos fazem jogo duro para liberar o atleta que chegou a atuar no time B esse ano e hoje é reserva da equipe.

Se a negociação do argentino Zelarayan é complexa, a do ex-Menino da Vila Caio Henrique não parece ser. O meia do Atlético de Madrid foi liberado pelo clube espanhol para encontrar um time brasileiro para atuar por empréstimo nesta temporada. O jogador foi oferecido ao Santos, que estuda a possibilidade de fechar a negociação. Caio chegaria por empréstimo de um ano, com salários dentro da realidade e pagos pelo Peixe (cerca de 120 mil reais), além de um valor de compra fixado em cerca de 3 milhões de euros. A informação foi publicada pela Gazeta Esportiva e confirmada pelo Diário do Peixe.

Caio Henrique atuou no Santos até a categoria sub-20, quando não teve o contrato renovado durante a gestão de Modesto Roma Júnior. Santista de coração e de família que torce para o Peixe, Caio quer voltar ao clube que o revelou. Ele atuava com a camisa 10 na base , mas também pode exercer a função de segundo e primeiro volante. Foi como primeiro volante que disputou o Sul-Americano Sub-20 pela Seleção Brasileira em 2017 , equipe em que era capitão do time. Na temporada atual, foram apenas cinco jogos disputados pelo Atlético de Madrid B.

No México, o presidente José Carlos Peres pode ter dificuldades em concretizar a contratação de Caio em tão pouco tempo, até por conta dos três diferentes fuso horários: México, Brasil e Espanha. Peres pediu a opinião de Luciano Santos, técnico do Sub-17, e Ballio, do Sub-15, e ambos recomendaram a contratação do jogador. No entanto, o Comitê Gestor não foi consultado sobre a negociação. Alguns membros ouvidos pelo Diário do Peixe acham válida a chegada do meia, desde que por um salário menor do que o proposto pelos representantes do atleta. O presidente santista precisa resolver essas questões em menos de 72h ou o Santos ficará sem o desejado meia.