Rwan Seco será emprestado ao Vasco (Crédito: Raul Baretta/ Santos FC)

O Santos aceitou emprestar o atacante Rwan Seco ao Vasco da Gama, com contrato válido até o final da temporada. O Peixe receberá uma quantia em dinheiro pela transação, e estipulou a opção em compra no valor de 1,5 milhão de dólares (R$ 7,7 mi) por 80% dos direitos econômicos. O objetivo, porém, era uma troca casada.

A intenção do Santos era trazer um jogador do clube Cruzmaltino. O atacante Eguinaldo foi aprovado pelo técnico Odair Hellmann, mas a negociação não caminhou. Durante o interesse do Vasco em Lucas Braga, o nome de Eguinaldo também foi cogitado, mas o Peixe acabou não dando andamento.

O atacante tem 18 anos e foi revelado pelo Vasco. Neste ano foram apenas cinco jogos sem gols ou assistências. Na Série B da temporada passada, o garoto disputou 18 jogo e marcou três gols. O interesse santista em Eguinaldo foi inicialmente publicado pelo UOL.

Sem o jogador, o Santos decidiu dar andamento no empréstimo e pediu uma compensação financeira. A decisão em negociar Rwan Seco foi tomada após o próprio atleta entender que dificilmente teria espaço. Marcos Leonardo é titular absoluto e homem de confiança de Odair Hellmann.

Rwan Seco, 21 anos, foi um dos principais destaques da equipe santista no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Junior 2022. Ele concorreu ao prêmio de craque da competição. Foram nove jogos, seis gols e duas assistências naquela edição da Copinha.

Na equipe profissional, porém, Rwan Seco não conseguiu embalar uma grande sequência. Ao todo foram 37 jogos e cinco gols marcados. Reserva de Marcos Leonardo, em 2023 foram sete jogos e um gol.

Rwan Seco chegou ao Peixe em 2021 por empréstimo do Flamengo de Guarulhos e se destacou nas categorias de base do clube. A diretoria Alvinegra fez então o pedido de prorrogação do empréstimo por mais um ano, fator recusado. Então o Santos decidiu exercer o direito de compra pelo jogador.

Leia também: