O Santos enfrentará o Athletico-PR logo mais com uma camisa especial. Na semana em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, o Peixe terá uma frase contra o racismo no espaço mais nobre do uniforme.
“Chega de preconceito”, diz a mensagem.
A ação foi divulgada nas redes socias do clube pelo atacante Marinho, que começa a partida deste sábado no banco de reservas.
O próprio jogador já havia se manifestado nas últimas horas sobre a morte de um negro (João Alberto) por um segurança de uma unidade do Carrefour, em Porto Alegre.
O acontecimento gerou mais uma onda de protesto contra o racismo em todo o Brasil e até o piloto Lewis Hamilton mandou uma mensagem sobre o assunto nas redes sociais.
No ano passado, o Santos já havia feito a campanha “Time de Branco e de Preto” para chamar a atenção contra o racismo. O uniforme número 3, totalmente preto, foi um sucesso de vendas.
Ainda que a campanha tenha objetivo nobre, o Santos FC perdeu muito em credibilidade após o episódio da contratação do Robinho, na qual deu a entender que essas campanhas estampadas na camisa têm apenas caráter publicitário e não são, de fato, incorporadas na cultura da instituição.