O Santos venceu o Santa Cruz, mas mesmo assim está eliminado do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A equipe comandada por Edinho, filho do Rei Pelé, superou a equipe pernambucana por 1 a 0, gol de Gabriel Pirani, em jogo debaixo de muita chuva no CT Rei Pelé.
O resultado levou o Santos aos 14 pontos no término da primeira fase da competição, mas não foi o suficiente para garantir a vaga. O Peixe terminou sua participação na mesma quinta colocação que entrou na rodada.
Dois resultados atrapalharam os santistas na briga pela vaga. O empate do Grêmio diante do Red Bull Bragantino e a vitória do Vila Nova contra o Fluminense, que classificaram gaúchos e goianos. Além dos dois, Avaí e Ceará garantiram vaga no grupo do Santos.
O Santos encerra sua participação no Campeonato Brasileiro de Aspirantes com 14 pontos conquistados, quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Foram 16 gols marcados e apenas sete sofridos.
O que os times da base tem mostrado sao apenas iniciativas individuais, sem nenhuma organização tática, nenhum jogo coletivo. A base tem servido para dar emprego a pessoas que não mostraram competência para chegar onde estão. Com relação ao time Sub 23, vai ser lamentável se o Santos FC perder o centroavante artilheiro Bruno Marques por não pagar os ridículos R$ 700 mil que o Lagartense está pedindo. O jogador não é um primor de tecnica, mas tem bom porte físico e sabe usar bem os seus 1,93 m de altura no jogo aéreo. Parece mais centroavante que o Kaio Jorge, Marcos Leonardo e Braian, que são mais jovens e furaram a fila, queimando etapas da base. Só falta o Santos FC revelar o jogador e passa-lo graciosamente para outro clube. O Santos FC tem dinheiro para contratar Ximenes, Coronel Pimentel, Márcio Santos, Marcelo Fernandes, Aarao, Edinho, Flavinho, Marcelo Passis, uma moça formado em marketing para trabalhar de coaching, e outros tantos aspones, tem dinheiro para comprar 5% do Veríssimo por R$ 2 milhões e tentar vender pelo mesmo valor com desconto de 15 % pela antecipação no recebimento, enfim tem dinheiro para coisas desnecessárias, mas não tem para adquirir um centroavante artilheiro por um valor irrisório em se tratando de atacante jovem.