Ex-goleiro do Santos e atual treinador da Portuguesa Santista, Sérgio Guedes conhece muito bem alguns jogadores do atual elenco alvinegro. É o caso de Raniel, que trabalhou com o técnico no Santa Cruz. Na época, o atacante atuava no meio de campo e, segundo Sérgio Guedes, essa é a posição ideal para o jogador.
“Raniel era tipo o Sánchez. Se me falarem que vou contar com ele, não vai ser de centroavante. (De ponta) é para sair do time. Ele tem força. Se experimentarem ele vindo um pouco de trás, vão ver. Não precisa dizer que foi o Sérgio (que deu a dica) não”, disse o ex-goleiro santista em entrevista ao jornalista Ademir Quintino
Outro jogador do grupo que trabalhou com Sérgio Guedes é Lucas Venuto. O atacante foi dirigido por ele no Red Bull, quando ainda estava começando a carreira.
Guedes confia muito no potencial do atleta e cobra um aproveitamento maior dele no Santos.
“Colocava ele no jogo e ele colocava fogo. É muito rápido. O Lucas pode ajudar muito, só está tendo pouca oportunidade. Ele é um jogador de velocidade, que quebra marcação. Santos poderia vê-lo com melhores olhos. Gosto muito dele”, disse o atual treinador da Briosa.
Lucas Venuto acertou com Santos no último dia da janela de transferências de 2019. Desde então, o atacante entrou em apenas cinco partidas, totalizando 61 minutos em campo, a maior parte deles ainda no segundo semestre do ano passado. Com Jesualdo, ele entrou em apenas uma partida dos 12 jogos do clube na temporada.
O Venuto não parece ser um jogador para vestir a camisa do Santos FC (na Burrinha até poderia ser titular), mas, entre deslocar o Raniel, que não tem nenhum jeito de atacante de lado, para jogar improvisado e o Venuto, que foi contratado como especialista na posição, melhor seria colocar o Venuto (ou o Tailson, o Allanzinho, o Donizete Bahia, o Ângelo…). O mais incrível disso tudo é que o Jesualdo, lá em Portugal, possui a alcunha de professor e, juntamente com outro membro da comissão técnica portuguesa, ganhava a vida fazendo comentários para a TV portuguesa. Profissionais supostamente qualificados, experientes, mas que não conseguem enxergar que o Raniel não se encaixa na posição. Peça quadrada num buraco redondo.