Rincón é embaixador da Refúgio 343 (Crédito: Divulgação)

O volante Tomás Rincón se juntou ao meia-atacante Soteldo, companheiro de Santos e Seleção Venezuelana, e se tornou embaixador da Refúgio 343 nesta segunda-feira (09). A ONG atua como organização humanitária dedicada à reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes.

“A minha história como imigrante e a minha paixão pelo esporte me ensinaram o poder da resiliência e da perseverança. Quero usar minha voz para falar sobre os desafios que as pessoas enfrentam ao buscar uma vida melhor em um novo país. Por isso, estou muito honrado em ser o novo embaixador do Refúgio 343. A empatia e a solidariedade são valores que todos nós devemos abraçar”, comentou.

No Refúgio 343, Rincón contribuirá no trabalho de conscientização sobre os desafios vividos por refugiados e migrantes e incentivar doações para os programas de reintegração social mantidos pela entidade. A ONG, por sua vez, aproveitará o apoio do jogador para promover eventos e campanhas, com o objetivo de atrair recursos para o trabalho social desenvolvido em Boa Vista (Roraima), com o acolhimento e educação de refugiados e migrantes venezuelanos.

“Estamos muito gratos com esta parceria, que foi intermediada pelo Soteldo. Vamos aproveitar o apoio dos dois atletas e visibilidade para impactar mais gente e seguir transformando vidas”, comenta Carolina Nunes, gerente de Operação e Novos Negócios do Refúgio 343.

O Brasil vive o maior desafio migratório da sua história, com mais de 460 mil refugiados e migrantes venezuelanos no país. Ao todo, mais de 7,7 milhões de pessoas, ou seja, 23% da população venezuelana já migrou para escapar da insegurança econômica, fome, violência e falta de serviços essenciais.

Desde 2019, o Refúgio 343 atua para garantir a reinserção de pessoas refugiadas e migrantes no país, já tendo transformado 3.882 vidas em 236 cidades de 20 Estados e o Distrito Federal. Além disso, já entregou 5.131 certificações, a partir dos cursos profissionalizantes da Escola Refúgio. As iniciativas promovidas pela organização têm foco na garantia de direitos fundamentais como emprego, educação e saúde.

Leia também: