O Santos quer, mais do que tudo, se livrar de vez das chances de rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Peixe tem 43 pontos e está a dois do Z-4, ainda faltando nove pontos em disputa nas próximas três rodadas.
O DIÁRIO, então, resolveu trazer o que o Santos precisa para fugir desse rebaixamento inédito. Atualmente, o time alvinegro depende só de si para escapar, mas em caso dos resultados não virem nessas últimas rodadas, os comandados por Marcelo Fernandes terão que torcer para uma combinação de resultados.
Com 43 pontos, o Santos pode se manter na Série A mesmo sem pontuar nas próximas rodadas, bastando o Bahia, que tem 41, perder dois jogos e empatar um. Outra combinação seria com o Vasco, que está fora no Z-4 (com 42 pontos), mas a equipe teria que perder seus três últimos jogos. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, uma equipe com 43 pontos tem 95% de chances de rebaixamento.
Com 44, a probabilidade seria de 84% de rebaixamento. Se somar apenas um pontos nos próximos três jogos, o Santos teria de torcer para o Bahia somar no máximo dois, o Vasco somar apenas um ou o Corinthians perder os três confrontos. Caso o Bahia ou Vasco terminem empatados na pontuação com o Santos, o Peixe perderia no saldo para ambos e seria rebaixado. Nessa pontuação, a atual do Corinthians, eles acabariam entrando na briga e seriam rebaixados, já que no primeiro critério de desempate é vitórias, e o Peixe teria uma a mais.
Se o Santos somar 45 pontos, que na teoria seria o “número mágico” para escapar da degola, a probabilidade de cair é de 49%. O Peixe teria que torcer para o Bahia perder dois jogos ou empatar os três restantes, somando apenas três pontos, o Vasco teria de perder um e empatar dois, e o Corinthians poderia empatar um e perder dois ou o Cruzeiro perder os três confrontos.
Com 46 pontos conquistados, o Santos teria apenas 15% de probabilidade de ser rebaixado. Para isso, o Bahia poderia ter uma vitória, um empate e uma derrota, o Vasco teria que empatar as três ou vencer uma e perder o restante, o Corinthians poderia empatar duas e perder uma ou o Cruzeiro somar apenas um ponto.
Se o Santos chegar aos 47, a probabilidade de rebaixamento cai drasticamente para 2%. Isso porque o Bahia poderia vencer uma e empatar duas, enquanto o Vasco poderia ganhar uma, empatar outra e perder uma, o Corinthians poderia no máximo empatar seus três últimos jogos ou o Cruzeiro poderia somar dois pontos.
Aos 48, as probabilidades são quase nulas, chegando a 0,051%. Nessa situação, o Bahia poderia ganhar duas e perder uma, enquanto o Vasco poderia ganhar uma e empatar as outras duas, e o Corinthians vencer uma, perder outra e empatar uma, o Cruzeiro poderia somar até três pontos ou o São Paulo não pontuar nas últimas três rodadas.
A última probabilidade do Santos cair, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, seria aos 49 pontos, sendo 0,001%. Nessa situação, o Bahia poderia vencer duas e empatar uma, enquanto o Vasco poderia vencer duas e perder outra, e o Corinthians vencer uma e empatar duas, o Cruzeiro poderia vencer um jogo e empatar dois ou o São Paulo somar apenas um ponto.
Com 50 pontos, a UFMG dá como 0% de probabilidade de rebaixamento. Nessa situação, o Bahia poderia repetir o que foi dito no último parágrafo, enquanto o Vasco poderia vencer duas e empatar uma. Já o Corinthians poderia até ganhar duas, mas teria que perder uma.
Confira os últimos três confrontos de Corinthians, Santos, Vasco e Bahia:
CORINTHIANS: Vasco (F), Internacional (C) e Coritiba (F)
SANTOS: Fluminense (C), Athletico-PR (F) e Fortaleza (C)
VASCO: Corinthians (C), Grêmio (F) e RB Bragantino (C)
BAHIA: São Paulo (C), América-MG (F) e Atlético-MG (C)
CRUZEIRO: Athletico-PR (C), Botafogo (F) e Cruzeiro (C)
FORTALEZA: Red Bull Bragantino (F), Goiás (C), Santos (F)
Para o Santos escapar:
Com 43 pontos: Precisa que o Bahia conquiste apenas um ponto ou Vasco perca os três jogos.
Com 44 pontos: Precisa que o Bahia some no máximo dois pontos, que Vasco some apenas um ou o Corinthians perca os três jogos.
Com 45 pontos: Bahia não pode conquistar quatro pontos, Vasco não pode somar mais de dois, Corinthians apenas um ou o Cruzeiro perder os três jogos.
Com 46 pontos: Bahia não poderia somar cinco pontos, Vasco não poderia somar quatro, Corinthians poderia somar apenas dois jogos, Cruzeiro apenas um ou Fortaleza perder todos os jogos.
Com 47 pontos: O Bahia não poderia somar seis pontos, Vasco poderia ter apenas uma vitória e um empate, o Corinthians somar apenas três pontos, o Cruzeiro dois ou o Fortaleza um.
Com 48 pontos: Bahia poderia vencer dois dos três jogos, Vasco não poderia vencer duas partidas, Corinthians não poderia somar quatro pontos, Cruzeiro três, Fortaleza um ou o São Paulo perder todos os jogos.
Leia também:
A nota de corte para o último rebaixado será muito alta. Com 46 pontos, ninguém pode ficar tranquilo. É de 47 para cima. Em todo caso, é melhor esperar a previsão de DeGusmão, o Inimputável. O paradigma da inteligência reúne o dom da estatística e é mestre também em Ciências Ocultas, filósofa com o Além.
Difícil prognóstico, esse campeonato é o mais louco e imprevisível que eu já vi.
Só vamos descobrir na ultima rodada.
Ao Santos, cabe somar o máximo de pontos possíveis.
Hoje sem jogar já tem 50% para cair, quando for pra jogar na quarta aumenta para 99% já que não estão com garra já que futebol eles não tem.
Os concorrentes diretos estão fazendo a sua parte menos o Santos.
Tá doido jão? O time tá a 6 jogos sem perder, jogando com vontade, ganhou jogos q eram praticamente derrota e vc vem falar q o time tá sem garra! Que Santos vc tá assistindo? Ou tá usando muita droga…
Tem uns caras que nem vale a pena responder.
Desde a primeira rodada do Brasileiro eu sempre escrevi que o Santos tinha que chegar aos 47 pontos.
Acredito que com 47 não cai mas por segurança se o Santos fizer 49 pontos estará salvo e na Sul-americana.
As vitórias contra Fluminense amanhã e contra o Fortaleza são fundamentais para o Santos sair desse abismo sem fim criado por esse maldito incompetente o Encantador de OTARIOS Ansres Rueda o Pior Presidente da história.
Assino embaixo e que o Ruela vá pro inferno !!!
Está maluco? O presidente não joga. Andrés Rueda, o melhor presidente da história do Santos Futebol Clube. É isso.
VAI SE FUDER VOCÊ E ELE! PRO INFERNO OS DOIS, SEUS LIXOS, OLHA OQUE ESTÃO FAZENDO COM O MAIOR CLUBE DO MUNDO! VERGONHA AINDA VIM DEFENDER É ISSO!
Esse tal rueda foi um dos maiores vagabundos q passou pelo Santos Futebol Clube é vc passa os dias a mamar esse safado.
Vc tbm ta ganhando comissão na venda de jogadores??
ta no esquema tbm, so.pode
Do que adianta ter 7 jogos de invencibilidade, se em jogos que poderiam ter vitória, se apequenou no empate dizendo que era ponto importante, que hoje não estaria nessa embolação e sem chance de rebaixamento
Que caia!!! Quero ver o grande clássico Santos x Portuguesa
Se somar 1 ponto dos 6 disputados será muito….nesse caso irá cair….
PARABÉNS RUEDA E SEUS ADEPTOS!!!.
VÃO PRA PQP….
Se somar 3 pontos dos 6…..Talvez escapamos….
Se somar 4 pontos…..ESCAPAMOS DO RIDÍCULO
O time nem parece que treina. Entra com 3 volantes e toma gols bobo. Sempre entra com o time errado. Aí no 2° tempo melhora um pouquinho, mais não é o suficiente pra evitar a derrota. Eu tinha esperança, agora já nem sei….