“A bola é redonda, o jogo dura noventa minutos e todo o resto é apenas teoria”. A frase é de Josef “Sepp” Herberger, treinador da Seleção da Alemanha campeã do mundo de 1954. O futebol é desses esportes imprevisíveis onde, não raro, o time favorito cai perante o adversário menos cotado. O Santos tem uma dessas missões neste domingo contra o Palmeiras, às 17h, no Allianz Parque, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista.
O time da casa tem 100% de aproveitamento no certame: quatro jogos e quatro vitórias. Já o Peixe venceu as duas partidas que fez como visitante e agora tenta repetir a dose. Reunimos cinco motivos pelos quais acreditar na vitória do Santos no primeiro clássico do ano.
O cenário é o mesmo do último clássico
O badalado Palmeiras e o patinho feio Santos. Quantas vezes esse história já se repetiu nos últimos anos? Pois é. Era exatamente esse o cenário do último clássico entre as duas equipes, mas Ricardo Oliveira não deu atenção e fez o único gol do jogo: 1 a 0 Santos em pleno Allianz Parque. Neste domingo, o Palmeiras é mais uma vez favorito.
Jair nunca perdeu para Roger em pontos corridos
Dois dos melhores técnicos da nova geração estarão frente a frente novamente. Quando isso aconteceu em jogos não eliminatórios, Jair não saiu derrotado. Foram duas partidas: uma em 2016, pelo Campeonato Brasileiro, quando Jair bateu o Grêmio de Roger, e outra em 2017, também pelo Brasileiro, quando Botafogo e Atlético-MG ficaram no empate.
Quarta força dá sorte?
No ano passado, o Palmeiras enfrentou o Corinthians no primeiro clássico do ano exatamente na quinta rodada do Paulistão. Tido como quarta força, o time do Parque São Jorge era pouco cotado para vencer a partida. No entanto, o futebol não é uma ciência exata, e o Palmeiras perdeu a partida por 1 a 0. No início do Campeonato Paulista, o técnico Fábio Carille classificou o Santos como “quarta força”.
Retrospecto recente
A rivalidade que mais cresce nos últimos anos tem um retrospecto pró-Peixe. Desde 2014, quando o rival Palmeiras retornou da Série B do Campeonato Brasileiro, 17 clássicos foram disputados: dez vitórias do Santos, três empates e somente quatro vitórias do Palmeiras.
Os raios caem sempre na Vila Belmiro
O clássico contra o Palmeiras provavelmente será o primeiro da joia Rodrygo na equipe profissional. Apontado como o sucesso de Robinho e Neymar, o jogador é a esperança dos torcedores. Os dois primeiros balançaram as redes no primeiro clássico diante do Palmeiras e o Santos não perdeu. Robinho marcou no empate em 1 a 1 com o Palmeiras pelo Brasileirão de 2002 e Neymar marcou na vitória por 2 a 1 sobre o rival no Paulistão de 2009.
Deixar um comentário