Alejandro Villarreal foi convocado pela Seleção Colombiana de base (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O atacante colombiano Alejandro Villarreal, do Santos, foi chamado pela Seleção Colombiana Sub-20 para participar de um período de treinamentos com foco no Sul-Americano da categoria, que será disputado em 2025, na Venezuela. O torneio ocorrerá entre os dias 23 de janeiro e 16 de fevereiro.

Villarreal, que atua pela equipe Sub-20 do Santos, fez sua estreia pelo time principal na derrota por 1 a 0 para o Avaí, em agosto, pela 21ª rodada da Série B. Essa foi sua única participação pelo elenco profissional até agora.

Antes de se juntar ao Santos, Villarreal enfrentou um longo processo de regularização. Ele veio do Deportivo Cali, da Colômbia, mas não possuía contrato profissional, o que complicou sua transferência. Problemas de comunicação entre as federações atrasaram a documentação, e a janela de transferências já estava fechada. Em julho, a situação foi resolvida, permitindo que o jogador assinasse com o clube.

Desde sua chegada, Villarreal conquistou a titularidade no Sub-20, superando o boliviano Enzo Monteiro. No entanto, ele não foi inscrito para a disputa da Copinha de 2025, que será realizada de 2 a 25 de janeiro, possivelmente por sua convocação para os treinos da seleção.

Alejandro Villarreal nasceu em 2005, em Cali, Colômbia. Ele começou a jogar aos seis anos no clube Leones Del Sul, de seu bairro natal. Depois, passou pelas categorias de base do América de Cali e do Deportivo Cali, onde permaneceu por seis anos. Sua primeira convocação para a Seleção Colombiana ocorreu em 2018, quando tinha entre 13 e 14 anos.