Antigo desejo dos torcedores santistas, Ricardo Oliveira é o novo reforço do Coritiba. A contratação foi anunciada pelo site do próprio clube. O atacante esteva sem jogar desde que deixou o Atlético Mineiro, com a chegada do técnico Jorge Sampaoli.
Ricardo Oliveira é muito queridos pela torcida do Peixe e chegou a conversar com membos do Comitê de Gestão sobre a possibilidade de retornar ao clube, onde teve duas passagens. Na primeira, em 2003, fez 32 jogos e marcou 21 gols. Na segunda, foram 141 jogos e 71 gols. Foi bicampeão paulista em 2015 e 2016.
O bloqueio na Fifa fez o Santos perder outras possíveis contratações. Além de Ricardo Oliveira, o Peixe já perdeu Elias, acertado com o Bahia, Matheusinho, que foi para o Beitar Jerusalém, Renato Kayzer para o Athletico Paranaense, e Cazares, que reforça o Corinthians. Laércio, José Wellison, até Robinho também estão na mira.
Para se livrar da punição na Fifa e conseguir acertar com novos reforços, o Santos precisa entrar em acordo com o Hamburgo (Alemanha) e com o Huachipato (Chile), referente às dívidas por Cleber Reis e Soteldo. O valor da dívida somado se aproxima dos R$ 50 milhões e delicada situação financeira do clube fez com que o próprio técnico Cuca deixava o jogador livre para definir seu futuro.
É normal que jogadores em fim de carreira procurem clubes onde a exigência é menor. O destino geralmente são times pequenos cuja única pretensão é evitar o rebaixamento. Antigamente, iam para o Noroeste, Guarani, Bangu… Precisa agradecer à FIFA por livrar o Santos FC de contratar um monte de jogadores de condição duvidosa (pelo destino, time de Israel, Bahia, Pathético, Coritiba, dá para ver o potencial de mercado dos ditos “reforços, sendo que o Laércio e o Welisson estão sem clube para onde ir).