Jogadores do Santos comemoram a conquista do título brasileiro de 2002 (Crédito: Divulgação/Santos FC)

O Santos faz um jogo-treino contra o Corinthians na tarde desta sexta-feira, na Vila Belmiro, como parte da preparação para o confronto contra o Red Bull Bragantino, quarta-feira (27), pelas semifinais do Campeonato Paulista de 2024.

Há quase 22 anos, um amistoso entre os rivais foi decisivo para uma virada de chave do Santos na temporada 2002, que acabou com o título brasileiro do Peixe naquele ano justamente sobre o Corinthians, que acabou com um jejum de 18 anos sem conquistas santistas.

No dia 27 de julho de 2002, o Santos venceu o Corinthians por 3 a 1 em amistoso na Vila Belmiro, Os gols do Peixe foram marcados por André Luís, William e Renato. O jogo deu confiança ao técnico Emerson Leão para apostar nos Meninos para a disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano.

“Marcar um amistoso contra o Corinthians naquela situação e na Vila Belmiro, foi visto com desconfiança por muita gente na diretoria. O Zito, por exemplo, achava um risco enorme. O Corinthians era o time campeão do Rio-São Paulo e também ganharia a Copa do Brasil. O Leão sempre vendeu uma ideia (meses depois) de que ele foi um defensor do amistoso. É mais ou menos verdade. Ele queria que o Santos jogasse o maior número de vezes possível, mas não tinha tanta certeza assim que enfrentar o Corinthians era uma grande ideia. E ainda tinha esperança de que alguns reforços poderiam ser contratados. No final de tudo, foi o jogo que deu ao Leão a certeza de que era melhor ir com aqueles jogadores para o Brasileiro. Essa foi a maior importância desta partida. Foi o instante em que ele achou que valeria a pena apostar nos garotos. Para os jogadores foi muito bom porque, apesar de ser um amistoso, foi possível notar que dava para enfrentar as principais equipes do país. E o Santos mostraria ali boa parte das características que o faria campeão brasileiro em dezembro: a ousadia ofensiva, a criatividade de Diego, Robinho irritando marcadores e a percepção de que aquela equipe não sabia se defender e o único jeito era atacar”, contou em 2022 ao DIÁRIO o jornalista Alex Sabino, autor do livro “O time que nunca seria campeão”.

Marcelo Teixeira, que também era presidente do clube naquela época, reforçou em entrevista ao DIÁRIO em 2022 que o clássico foi uma virada de página da equipe santista. O Santos tinha sido eliminado na primeira fase do Rio-São Paulo enquanto o Corinthians havia conquistado o título da competição. E ainda tinha conquistado a Copa do Brasil

“Foi um divisor de águas! O amistoso provou a qualidade do grupo frente uma fortíssima equipe. O período de treinamento do Leão com os atletas sem jogos oficiais foi fundamental para o entrosamento sem cobranças de resultado”, afirmou.

Depois do amistoso, foram 31 jogos do Brasileiro até a conquista do título com 16 vitórias, 6 empates e 9 derrotas.

Veja a ficha técnica do amistoso:

Data: 27/07/2002, sábado, 14h30.
Competição: Amistoso
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: 8.508 pagantes
Renda: N/D
Árbitro: Rodrigo Braghetto.
Auxiliares: Carlos Donizetti Pianosqui e Luiz Cláudio Dias.
Cartão amarelo: Maurinho e Paulo Almeida (S); Fábio Luciano, Gilmar Parrudo e Ricardinho (C).
Cartão vermelho: Kléber (C, 45-2).
Gols: André Luis (32-1), Gilmar Fubá (10-2), William (37-2) e Renato (45-2).

SANTOS
Júlio Sérgio; Maurinho, André Luiz, Preto, Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano (Wellington 17′), Diego; Alberto (William 19′) e Robinho.
Técnico: Emerson Leão

CORINTHIANS
Doni; Rogério, Anderson (Scheidt 45′), Fábio Luciano, Kléber; Vampeta, Fabrício (Fabinho 45′), Ricardinho; Gilmar Parrudo, Leandro (Luciano Ratinho 6′ e Renato 18′) e Gil.
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Leia também: