O atacante Ângelo tenta escapar da marcação do The Strongest (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos, provisório vice-líder do grupo, perdeu na noite desta terça-feira (18) para o The Strongest. O Santos não enfrentou somente o líder do Campeonato Boliviano, mas bem como a altitude de mais de 3600 metros de Lá Paz.

Nesse aspecto, o jogo na altitude tem as suas especificidades, principalmente no que concerne à discrepância física entre às duas equipes.

Sob essa perspectiva, o contexto da partida foi bem desfavorável para o Peixe. O time comandado pelo interino Márcio Araújo, veio com uma estratégia reativa, como nos jogos anteriores. O Santos, inicialmente, estava postado a partir de linhas médias, esperando o adversário, correndo de maneira inteligente para evitar o desgaste desnecessário, para poder sair em transição ofensiva rápida.

O Santos sofreu dois gols oriundos da mesma jogada, alguma em mente?

Bingo! Bola aérea defensiva. No segundo tempo, o Santos conseguiu piorar o problema da criação, muito em decorrência das alterações que não surtiram efeitos positivos. A equipe atuou predominantemente num 2-2-6 com a bola. Praticamente, tratavam-se de três blocos desconexos de jogadores que abusaram das bolas alçadas na área.

Não foi uma grande atuação do Peixe, é bem verdade, porém a questão da altitude em nenhum momento deve ser desconsiderada, além de que o Santos teve de abandonar sua estratégia nos primeiros minutos da partida. Isso, inquestionavelmente influenciou. Mas, Fernando Diniz terá muito trabalho para fazer este time dar certo. Mais detalhes no vídeo abaixo! Assista e deixe sua opinião sobre o jogo.