O Santos, provisório vice-líder do grupo, perdeu na noite desta terça-feira (18) para o The Strongest. O Santos não enfrentou somente o líder do Campeonato Boliviano, mas bem como a altitude de mais de 3600 metros de Lá Paz.
Nesse aspecto, o jogo na altitude tem as suas especificidades, principalmente no que concerne à discrepância física entre às duas equipes.
Sob essa perspectiva, o contexto da partida foi bem desfavorável para o Peixe. O time comandado pelo interino Márcio Araújo, veio com uma estratégia reativa, como nos jogos anteriores. O Santos, inicialmente, estava postado a partir de linhas médias, esperando o adversário, correndo de maneira inteligente para evitar o desgaste desnecessário, para poder sair em transição ofensiva rápida.
O Santos sofreu dois gols oriundos da mesma jogada, alguma em mente?
Bingo! Bola aérea defensiva. No segundo tempo, o Santos conseguiu piorar o problema da criação, muito em decorrência das alterações que não surtiram efeitos positivos. A equipe atuou predominantemente num 2-2-6 com a bola. Praticamente, tratavam-se de três blocos desconexos de jogadores que abusaram das bolas alçadas na área.
Não foi uma grande atuação do Peixe, é bem verdade, porém a questão da altitude em nenhum momento deve ser desconsiderada, além de que o Santos teve de abandonar sua estratégia nos primeiros minutos da partida. Isso, inquestionavelmente influenciou. Mas, Fernando Diniz terá muito trabalho para fazer este time dar certo. Mais detalhes no vídeo abaixo! Assista e deixe sua opinião sobre o jogo.
Olha, não sei quem redigiu o título dessa matéria. Tentem chegar em La Paz, já no aeroporto, sem sentir o efeito da altitude.
Basta ver o comportamento dos atletas e a velocidade da bola para identificar que aquilo é muito diferente. O strongest é especialista nessas condições, vive disso. A molecada reagiu como pôde. Erraram, tá valendo a experiência e essa é uma equipe em formação mesmo. Nada a ambicionar nessa competição a não ser adquirir experiência.
Em qualquer campo a nível do mar o Santos ganharia facilmente, jogando exatamente como jogou. Então é óbvio que o problema não foi tático, mas sim da altitude, ou alguém já descobrir um esquema tático capaz de “marcar” a altitude?
Somente uma pessoa que não sabe os efeitos da altitude no organismo para falar que não foi fator determinante para a derrota do Santos!!! Tecer comentários assistindo o jogo no sofá e comendo pipoca é fácil!!! O Santos tem suas deficiências na defesa com as bolas aéreas… mas se não fosse a altitude, seriam outros 5×0 para o peixe!!!
Esse time do Santos é muito fraco. Esse presidente não contrata novos jogadores. Estes atuais jogadores do Santos não têm condições de disputar um campeonato. É fraco demais. O time necessita de reforços urgentes.
Ditado paceño (de La Paz):
“Al llegar a La Paz: andar despacito, comer poquito y dormir solito…”
Imagina
Parece que a estratégia de chegar a poucas horas do jogo foi equivocada e deve servir de aprendizado. Os jogadores estavam visivelmente com receio dos efeitos da altitude. Se tivessem feito ao menos um trei no reconhecimento teriam a noção do tempo de bola para calibrar o passe e a comissão técnica também poderia verificar os jogadores mais afetados. O goleiro adversário é baixo, mas o dono da bola parada, o Jean Mota, não testou o goleiro, Ninguém tentou explorar a baixa estatura do goleiro.. Ficou evidente a influência da comissão técnica permanente nas dicas acerca das improvisações que os últimos técnicos adotaram (várias já utilizadas e reprovadas). Enfim, depois que o time adversário ficou com um a menos, o jogo ficou mais equilibrado. Se o Kaio Jorge tivesse feito os gols de cabeça, a questão da altitude já teria sido esquecida. O centroavante errou dois cabeceios exatamente da mesma forma, o que mostra a deficiência nesse fundamento.
Reginaldo, a estrategia de chegar a poucas horas do jogo esta cientificamente provada. Os times de Santa Cruz de La Sierra fazem isso quando vao a La Paz enfrentar o Strongest. A mesma coisa fazem o Barcelona e o Delfin quando vao a Quito enfrentar a LDU. Ou voce chega na hora do jogo ou chega de 8 a 10 dias antes (o que eh impossivel pelo calendario, custos, etc.) Se voce chega a 24-48 horas antes do jogo, ai sim que voce nao consegue jogar de jeito nenhum. O cara que escreveu a manchete desse artigo fumou algo estragado. O artigo diz exatamente o contrario da manchete.
Com 10 minutos de jogo o garoto Pirani estava esbaforido. Dava pra ver quando ele foi cobrar um escanteio. Respirava ofegante. Alguns jogadores sentiram demais. A comissão técnica sabia disso.
O Santos precisa contratar urgentemente porque o elenco é muito pequeno e fraco, caso contrário não conseguirá permanecer na Série A do Brasileirão.
Esse time do Santos com as perdas que teve lembra muito os times da década de 80 e 90, que não ganhavam nada e ainda perdiam os principais clássicos regionais.
Melhor dizendo que não ganhava nada e ainda perdia nos principais clássicos regionais.
ESSE TIME E CANDITADO SERIO AO REBAIXAMENTO NO CAMPEONATO BRASILEIRO,QUE O SANTOS TA QUERENDO CONTRATAR E PERNA DE PAU, IGUAL AO ALISO,PARA,JEAN MORTO