Com um golaço e uma grande atuação do meia Anderson Ceará, o Santos goleou o Ceará por 4 a 1 na tarde desta quinta-feira, em partida realizada no CT Rei Pelé pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Rwan Seco (duas vezes) e Wesley Pinheiro fecharam o placar santista.
Com o resultado, o Peixe conquistou seus primeiros três pontos na tabela do grupo B da competição. Na próxima quinta-feira (24), a equipe comandada por Edinho terá novo desafio contra o mandante. Pela terceira rodada do Brasileirão de Aspirantes, Santos e Vitória (BA) entram em campo, para partida com início marcado para as 15 horas.
O jogo
Desde o apito inicial, o Santos já impunha seu ritmo ao adversário, principalmente com os passes trocados no meio de campo e nas jogadas criadas pelas pontas. Com apenas quatro minutos jogados, Fernando partiu em velocidade pelo lado esquerdo do campo de ataque. Da entrada da área, ele cortou a bola para o meio e finalizou com força, mas o chute saiu sem direção e a bola passou à esquerda da meta adversária.
E segundos antes de se passarem os primeiros dez minutos do primeiro tempo, o Santos abriu o placar com o camisa 9, Rwan Seco. Após cobrança de escanteio, a defesa afastou o perigo, mas a bola ainda ficou com o Peixe. Victor Braga chutou com força para o alto e a bola caiu dentro da grande área. Com muito oportunismo, Rwan aproveitou a saída errada do goleiro adversário, deslocou-o no domínio e, então, só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes e abrir o placar para o Santos.
Com 23 minutos de primeiro tempo, Rwan por pouco não marcou o segundo dele e do Santos na partida. Em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Anderson Ceará encontrou a cabeça de Rwan, que subiu mais que os adversários e cabeceou na direção do chão, fazendo a bola quicar na pequena área antes de sair pela linha de fundo e levando muito perigo à meta defendida por Davi Schneider.
Ainda na primeira etapa, o Santos ampliou a vantagem com golaço de Anderson Ceará. Aos 32 minutos, Alexandre Tam descia em velocidade pelo lado direito do ataque, quando cortou os marcadores e ajeitou para Anderson Ceará, na entrada da área. O meio-campista acertou belo chute colocado no ângulo direito de Davi e fez 2 a 0 para os mandantes.
Nos primeiros minutos do segundo tempo, o Santos seguia pressionando. Mas aos 3 minutos, a equipe visitante recuperou a bola no campo de defesa, partiu para o ataque pelo lado direito e acabou diminuindo a desvantagem no placar. Nathan Masiero recebeu na linha de fundo e cruzou rasteiro para a grande área. A bola acertou a perna do zagueiro Gustavo Moreira antes de balançar as redes de Diógenes.
Logo em seguida, o Santos teve boa chance de chegar a seu terceiro gol. Anderson Ceará recebeu pelo meio e abriu para Fernandinho, que chegava pela ponta esquerda. O camisa 11 fintou a marcação na entrada da área e finalizou rasteiro, fazendo a bola passar rente à trave esquerda de Davi, antes de sair pela linha de fundo.
Aos 26 minutos da segunda etapa, o Santos retomou a vantagem de dois gols com novo tento de Rwan Seco. Alexandre Tam recebeu lançamento pela ponta direita, driblou o marcador e levou a bola até a linha de fundo antes de cruzar rasteiro para Rwan, que já caído, só completou para o fundo das redes, fazendo 3 a 1 para o Santos.
Minutos depois, o Peixe teve nova chance de gol com Anderson Ceará, que recebeu na entrada da área e chutou colocado, obrigando Davi a fazer grande defesa e jogar a bola para escanteio. Já entrando nos acréscimos da segunda etapa, o Santos chegou a seu quarto gol. Fernandinho avançou pela direita e cruzou para a área. A bola passou na frente do gol de Davi e encontrou Wesley Pinheiro na segunda trave. Com toque singelo, o atacante só deslocou o goleiro, colocando a bola no fundo das redes e dando números finais à vitória santista.
SANTOS FC 4 X 1 CEARÁ
Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: sábado, 17 de junho de 2021
Horário: 15h
Árbitro: Paulo Cesar Francisco
Assistentes: Veridiana Contiliani Bisco e Ítalo Magno de Paula Andrade
Gols: (SFC) Rwan Seco, aos 9′, Anderson Ceará, aos 32′ do 1ºT, Rwan Seco, aos 26′ e Wesley Pinheiro, aos 45′ do 2ºT; (CEA) Gustavo Moreira (contra), aos 4′ do 2ºT
Santos FC: Diógenes; Sandro Perpétuo, Gustavo Moreira, João Cubas e Jhonnathan (Wellington Tim); Guilherme Nunes (Mikael Doka), Victor Braga (Victor Yan) e Anderson Ceará; Alexandre Tam (Matheus Moraes), Fernandinho e Rwan Seco (Wesley Pinheiro). Técnico: Edinho
Ceará: Davi Schneider; Natan Masiero (Átila), Marcos Victor, Vitão e Alessandro (Victor Hugo); Matheus Índio (Danrley), Marco Antônio, Geovane e David (Jhoninha); Marquinhos e João Castro (Denílson). Técnico: Daniel Azambuja
O placar não refletiu o jogo. O Santos foi de fato de superior ao Ceará, que não é nem sombra do bom time de aspirantes do ano passado, mas não mereceu os 3 gols de diferença. De bom, o goleiro Diógenes leva jeito e o centroavante Rwan parece um Bruno Marques melhorado, que sabe jogar com a bola no chão. Tem alguns moleques (não citarei os nomes para não queimar) que jogaram no principal no triste Paulista que fizemos que não têm condições alguma de um dia voltarem a ter uma chance. Tem um que chega a doer de tão ruim.
O Anderson Ceará e o Alexandre Tan tiveram alguns lampejos de bom futebol. As laterais do Santos FC tem deficiência. Sandro Perpétuo sofreu para conter o ponta cearense Joaninha. Na lateral esquerda, o time iniciou com Jonatan e terminou com Wekinton Tim, dois jogadores improvisados. O Tim até já pediu para ser fixado como zagueiro. O Wesley, que pediu para ser negociado com o Ceará, marcou um belo gol. E estranho que o meia tenha tido poucas oportunidades porque parece bom jogador. Vamos ver se o Zanocelo joga mais que o Ceará e o Wesley.